Triatleta cearense da Seleção Brasileira Olímpica rumo a Londres chega a Fortaleza

13 de julho de 2009 - 10:52

O triatleta cearense Wesley Matos, 21 anos, hoje residente em Vitória (ES), segue acumulando títulos de olho na vaga olímpica de Londres, em 2012. Só este ano, o integrante da Seleção Brasileira Permanente da modalidade conquistou o título do Campeonato Brasileiro de Aquathlon com o tempo de 29min14s em 2,5 km de corrida, 1Km de natação e 2,5 km de ciclismo; o 1º lugar do Pan-Americano Sub-23 em Lima, no Peru; e a medalha de ouro da Copa Norte-Nordeste de Triathlon Olímpico, em Fortaleza. Além disso, acumulou dois bronzes em campeonatos Pan-Americanos só este ano.

O terceiro lugar nas etapas de Ixtapa, no México, em maio, e na Triathlon Pan American Cupem Lima, no Peru, em abril, somam pontos na seletiva para as Olimpíadas de 2012, em Londres. Durante os quatro anos que precedem os jogos, cada atleta tem direito a disputar seis provas internacionais e os atletas, que se saírem melhor, estão garantidos no evento esportivo mais importante do mundo.

“É muito importante estar integrando a Seleção Permanente. De quatro em quatro anos, são escolhidos só quatro atletas. É o Brasil todo disputando as vagas para os próximos Jogos Olímpicos. Sou o mais novo da história a entrar nessa Seleção, mesmo disputando com atletas olímpicos”, diz Wesley Matos, apoiado pela Sesporte.

WESLEY MATOS PERMANECE ATÉ O DIA 16 – Devido ao treinamento com a Seleção, Wesley reside há quatro anos em Vitória (ES). “Foi bem diferente no começo, já que vim para Vitória morar sozinho e me virar. A dificuldade é a falta da família, pois nunca fui de sair de casa, mas já estou muito bem adaptado aqui”, comenta.

Nesta segunda (13), Wesley retorna a Fortaleza para visitar a cidade, permanecendo até o dia 16, quando viaja para Porto Rico na disputa da etapa de Mayaguez pela Copa Pan-Americana de Triathlon.

Logo depois da competição, Wesley voltar a passar uns dias na Capital cearense na companhia da mãe. “Ficarei até o dia 12 de agosto em Fortaleza”, afirma.

De acordo com a Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), Wesley Matos é um dos atletas mais competitivos do País na atualidade com destaques nacional e pan-americano. Desde o ano passado, Wesley Matos, após seletivas, integra o Top 4 dos melhores atletas na formação da equipe para o próximo ciclo olímpico, em Londres.

Para dedicar-se aos treinos e a Seleção Brasileira Permanente de Triathlon, Wesley recebe a Bolsa Atleta de Alto Rendimento da Secretaria do Esporte, além das viagens apoiadas pelo Governo do Estado. 'Wesley é conhecido fora como “o cearense”, ainda mais quando faz questão de falar que é do Ceará', revela a mãe Socorro Matos.