Jogos dos Povos Indígenas envolvem 612 índios

10 de julho de 2009 - 15:22

Em Pacatuba, 17 etnias de 13 municípios irão promover e disputar oito provas tradicionais; veja programação completa.

A sexta edição dos Jogos dos Povos Indígenas do Estado do Ceará será realizada de quinta-feira (9), com abertura às 16 horas na Praça da Juventude, até domingo (12), em Pacatuba, a 33 km de Fortaleza. 612 índios de 17 etnias distribuídas em 13 municípios estão inscritos nas disputas de oito modalidades esportivas tradicionais.

No estádio municipal Alberto Sobrinho – Betão, e no Açude do Piripau, serão disputadas as provas de corrida de tora, arremesso de lança, arço e flecha, queda de braço, cabo de guerra, canoagem, triathlon revezado e futebol.

O evento visa: fomentar o resgate, a proteção e o incentivo às manifestações esportivas e culturais do índio; integrar o índio à comunidade em geral; garantir a participação indígena às práticas esportivas características; e promover o intercâmbio entre os povos indígenas, conforme o artigo 17 da Constituição Federal.

As características indígenas são preservadas e estimuladas com a realização dos Jogos dos Povos Indígenas do Ceará, através da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) em parceria com o Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH), e, este ano, com apoio da Prefeitura de Pacatuba. Hoje, no Estado, a população indígena é estimada em mais de 22 mil índios.

Para a sexta edição do evento, os índios Tapeba, de Caucaia, chegam com a maior delegação esportiva com 100 atletas e defendem o bicampeonato geral da competição. No ano passado, em Monsenhor Tabosa, ganharam quatro dos 13 troféus disputados no triathlon revezado (fem/masc), arremesso de lança (fem) e futebol (fem). Os Pitaguary de Pacatuba asseguraram o segundo lugar com vitórias nos Arco e Flecha e Cabo de Guerra.

DOWNLOAD:

Acesse aqui a programação dos Jogos dos Povos Indígenas 2009

ETNIAS CONFIRMADAS:

1. JENIPAPO KANINDÉ – AQUIRAZ
2. KANINDÉ – ARATUBA
3. PITAGUARY – MARACANAÚ
4. PITAGUARY – PACATUBA
5. POTIGUARA – CRATEÚS
6. POTIGUARA – MONSENHOR TABOSA
7. TABAJARA – MONSENHOR TABOSA
8. GAVIÃO – MONSENHOR TABOSA
9. POTIGUARA – NOVO ORIENTE
10. POTIGUARA – TAMBORIL
11. TREMEMBÉ – ITAREMA
12. TABAJARA – CRATEÚS
13. TABAJARA – QUITERIANÓPOLIS
14. TABAJARA-KALABAÇA – PORANGA
15. TAPEBA – CAUCAIA
16. ANACÉ – CAUCAIA
17. KANINDÉ – CANINDÉ