Jogos Paraolímpicos ocorrem na Unifor com 452 paratletas

20 de junho de 2009 - 11:32

Competição chega à 6ª edição em sete modalidades esportivas de 24 a 27 de junho; saiba mais.

De 24 a 27 de junho, a Universidade de Fortaleza (Unifor) receberá 452 paratletas com deficiências física, intelectual, visual e auditiva para a realização da 6ª edição dos Jogos Paraolímpicos do Ceará, da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte).

Dentre as 15 delegações inscritas na competição, o PFDA – Projeto Faça Um Deficiente Um Atleta, fundado em 1997, de Maracanaú, chega de olho no pentacampeonato na natação. ‘Só perdemos a quarta edição (…) Para pessoas portadoras de deficiência, a edição dos Jogos Paraolímpicos é o momento máximo no esporte, na descoberta de novos talentos e de novos amigos. De fato, ocorre a quebra da barreira do preconceito com um impacto social muito forte para o deficiente’, afirma Edivaldo Prado, fundador do PFDA.

Além de vislumbrar novos talentos, a competição, organizada pela Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) em parceria com a Associação dos Deficientes Motores do Ceará – ADM, visa congregar os portadores de necessidades especiais do Estado do Ceará em um evento esportivo-social, inspirando novos adeptos ao esporte.

Ao final da edição, os paratletas vencedores irão ingressar no quadro de representação do Estado para competições nacionais. ‘Dentre tantas ações desenvolvidas pelo Governo do Estado em prol dos paratletas, os Jogos Paraolímpicos chega para consagrar e revelar que, além de campeões no esporte, os atletas são campeões na vida pela lição de superação que dá a sociedade’, reforça Ferruccio Feitosa, secretário do Esporte do Estado (Sesporte).

O PFDA chegará aos jogos reforçado com 53 atletas para a conquista de novas marcas, a contar com Daiane Clécia, 19 anos, atual bicampeã nos 100m livre. À frente da equipe, Edivaldo Prado, um dos principais paratletas cearenses nos 100m e 200m livre, sete vezes campeão brasileiro de natação, campeão pan-americano e recordista mundial em prova de resistência ao nadar 11.800m em 4h12min20s. ‘Depois que quebrei o recorde, senti um vazio muito grande. Havia me realizado como atleta, mas buscava algo a mais. Daí, veio a idéia do projeto’, relata.

Além da PFDA, delegações do Projeto Sesc Ativo, APAE, Fundação Perpétuo de Magalhães, Associação Pestalozzi do Ceará, Instituto Moreira de Souza, Instituto dos Cegos, ADM-CE, Sociedade de Assistência aos Cegos, entre outras, irão competir em sete modalidades: atletismo, basquete, futsal, natação, tênis de mesa, taekwondo e xadrez.

DOWNLOADS:
Programação funcional dos Jogos Paraolímpicos, acesse aqui

Período: 24 a 27 de Junho
Local: Complexo Poliesportivo da Unifor

24 de Junho (Quarta-feira)

Local: Quadra A

? Basquete (Físico) – Jogo
Horário:  20:00
Local: Quadra B

25 de Junho (Quinta-feira)

? Taewkondo (Auditivo)
Horário: 08:00 às 13:00