Apresentado na Assembléia Legislativa o Plano de Investimentos para Copa

4 de junho de 2009 - 21:52

O governador Cid Gomes detalhou nesta quinta-feira (04), na Assembléia Legislativa, o Plano de Investimentos que será executado em Fortaleza para a realização da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. De acordo com Cid Gomes, algumas ações já estão em andamento e outras seguirão até maio de 2014, prazo que a Fifa exige que esteja tudo pronto para o início dos jogos. O plano exigirá investimentos da ordem de R$ 9,4 bilhões, do qual já estão garantidos aproximadamente 62%.

Na oportunidade, o governador fez questão de lembrar que os dados apresentados não são dados de investimentos do governo nas áreas do Plano Plurianual, e sim dados que atendam as normas estabelecidas pela Fifa. “O grupo técnico está trabalhando há mais de um ano nas áreas prioritárias para que Fortaleza cumpra bem o seu papel. Esse plano não é sinônimo do Plano de Governo que enfoca e prioriza áreas como saúde, segurança e educação”, salientou. Cid Gomes também recebeu sugestões dos deputados que serão incorporadas ao Plano de Investimentos para Copa. Entre eles, o controle da emissão de gás carbônico, nas intervenções que serão realizadas na Capital. Também foi sugestão dos parlamentares, o lançamento de uma campanha pela paz nas torcidas organizadas.

Outro ponto destacado pelo governador, foi a estratégia de captação de seleções estrangeiras para virem ao Estado para treinamentos antes da Copa e durante a Copa. Cid antecipou que representantes do Ceará já estão negociando a vinda da seleção de países como a Espanha para o Estado. “Já estamos conversando com responsáveis por empreendimentos no Litoral Leste para receber as delegações”, adiantou, referindo ao empreendimento turístico que está sendo concluído em Fortim e contará com campos de futebol, para treino das seleções.

Cid Gomes aproveitou a oportunidade para conclamar aos deputados estaduais a um consenso em torno da questão da Copa, tendo em vista a burocracia pública para o andamento de projetos. “Talvez seja hora de todos os gestores públicos do País se unirem para tentar encontrar soluções para tamanha burocracia que muitas vezes toma conta do serviço público”, afirmou Cid. Ele aproveitou ainda para agradecer o papel da Assembleia Legislativa  na sua gestão: “É muito importante a contribuição que a Assembleia tem dado a esse Estado com os projetos do Executivo enviados a esta Casa”. O governador reconheceu também o papel desempenhado pelos secretários estaduais Ferruccio Feitosa (Esporte), Bismarck Maia (Turismo), Arialdo Pinho (Casa Civil) e Ivo Gomes (Chefe do Gabinete), que, segundo ele, se empenharam pessoalmente na formatação do Plano.

Cid Gomes concluiu que o Nordeste deve “fazer bonito”, durante os jogos do mundial de futebol, uma vez que os quatro estados da região que estavam candidados, foram escolhidos. “A circulação de riquezas que um evento como esse pode trazer para a nossa região, é sem dúvida, um marco para a nossa história”, disse.