Largada para as Olimpíadas Escolares 2009

20 de maio de 2009 - 14:50

Sesporte divulga regulamento e calendário da competição que envolverá 100 mil alunos das escolas do Estado.

As Olimpíadas Escolares do Ceará 2009, organizadas pela Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) e pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc), seguem com as inscrições para as etapas regionais até 14 de junho. Este ano, o maior evento esportivo do Estado começará logo no dia 22 de maio envolvendo as escolas da Capital cearense.

O evento no Estado é disputado em dez modalidades (masculino e feminino): handebol, basquete, atletismo, futsal, judô, karatê, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

A competição envolve mais de 100 mil alunos de 12 a 17 anos das escolas públicas e privadas dos 184 municípios do Ceará e divide-se em três fases: Municipal, Regional e Estadual.

FASE MUNICIPAL – Cada município realiza disputa entre as escolas para a indicação da representante municipal em cada uma das modalidades e em cada uma das categorias (12 a 14 anos e 15 a 17 anos).

FASE REGIONAL – Municípios de cada região disputam entre si para a definição das escolas vencedoras (nas modalidades coletivas) e dos estudantes vencedores (nas modalidades individuais) que irão representar a região. Esta fase está dividido em nove etapas regionais: Cariri; Vale Jaguaribe; Litoral Leste; Inhamuns; Litoral Oeste; Centro; Norte; Ibiapaba e Fortaleza.

FASE ESTADUAL – É a grande final, realizada em Fortaleza, envolvendo os vencedores de cada região nas nove modalidades. Após quatro dias de disputa, são definidos os campeões do Estado que irão representar o Ceará na edição nacional das Olimpíadas Escolares em Poços de Caldas (MG) na categoria 12 a 14 anos e em Maringá e Londrina (PR), 15 a 17 anos.  A fase nacional é um projeto de parceria do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o Ministério do Esporte.

INSCRIÇÕES ONLINE:

Acesse aqui e efetue a sua inscrição

DOWNLOADS:

Regulamento 2009 das Olimpíadas Escolares

Ata da reunião da apresentação das Olimpíadas Escolares

Acesse aqui o Calendário 2009 das Olimpíadas Escolares do Ceará

Congresso Técnico: definidas chaves e tabela dos jogos

EDIÇÃO NACIONAL
COB divulga datas e sedes das Olimpíadas Escolares 2009

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) definiu datas e sedes das Olimpíadas Escolares 2009, maior evento do esporte escolar brasileiro. A cidade mineira de Poços de Caldas receberá, mais uma vez, a primeira etapa da competição, destinada a jovens atletas de 12 a 14 anos, entre os dias 10 e 20 de setembro.

De 5 a 15 de novembro será realizada a segunda etapa, para jovens de 15 a 17 anos. A estréia da competição na Região Sul do Brasil será em Maringá e Londrina.

Além das disputas em nove modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez), as Olimpíadas Escolares visa incentivar a integração e a inclusão social através do esporte.

As secretarias do Esporte do Estado (Sesporte) e da Educação (Seduc) deverão iniciar em breve as disputas entre os municípios e posteriormente entre as regiões para a definição dos atletas de 12 a 17 anos que irão representar o Ceará na edição nacional em Poços de Caldas (MG), na 1ª fase, e Maringá e Londrina (PR), na 2ª.

EDIÇÃO 2008
Ceará conquista 25 medalhas na edição nacional das Olimpíadas Escolares 2008

A delegação do Ceará, toda patrocinada pela Secretaria do Esporte do Estado do Ceará e pela Secretaria de Educação do Estado, formada por 315 atletas de 12 a 17 anos retornaram de Minas Gerais e João Pessoa com a conquista inédita de 25 medalhas.

Das 25 medalhas, seis foram de ouro e distribuídas entre a judoca Danielle Karla Oliveira no Meio Médio (até 53Kg); a escola pública Professor Anísio Teixeira, de Messejana, no handebol feminino; o Railson Angelo, de Russas, no lançamento de disco; no tênis de mesa por equipes com Laís Andrade e Ana Camila Ribeiro; no voleibol feminino com o Colégio Farias Brito; e no basquete masculino com o Colégio Batista.

Do Ceará, duas revelações do atletismo representam o País na edição Sul-Americana das Olimpíadas Escolares: Rebeca Rafaela Santiago, de Russas, no salto em altura, e Daiane Rodrigues, nos 250m.