“Programa “”Segundo Tempo”” no Ceará chega a mais de 46 mil crianças e adolescentes”

18 de maio de 2009 - 21:59

“””Com esse projeto estamos abraçando todos os municípios do Estado””, diz Ferruccio Feitosa.”

O ministro dos Esportes Orlando Silva, o vice-governador do Estado Francisco Pinheiro e o secretário do Esporte do Estado Ferruccio Feitosa lançaram nesta sexta-feira (15), na Vila Olímpica de Messejana, o maior programa 'Segundo Tempo' do País, que exercerá atividades esportivas e educativas em 233 núcleos nos 184 municípios do Estado. Ao todo, serão atendidos 46.600 crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos. 'Já falei ao presidente Lula e ele está muito feliz que estará no Nordeste, e exatamente no Ceará, o maior programa do Segundo Tempo do País', disse Orlando Silva.

Mais de R$ 21,3 milhões serão investidos no funcionamento dos 233 núcleos – 213 no interior e 20 na Capital, com geração de emprego, renda e ocupação direta para 947 profissionais de Educação Física e Pedagogia que atuarão no programa. 'Todo município cearense será beneficiado por pelo menos um núcleo. Será 100% de cobertura do Segundo Tempo em nosso Estado', afirmou o secretário Ferruccio Feitosa. 'Com esse projeto, estamos abraçando todos os municípios do Estado. (…) Estamos focando a valorização do esporte educacional, como exemplo, o governador Cid Gomes já assinou 290 obras só na área de esportes', completou. 'Por sorte, temos um governador que observa com cuidado o esporte', afirmou o vice-governador Francisco Pinheiro.

Cada núcleo de esporte educacional terá 200 crianças e adolescentes que, sob orientação de profissionais (um coordenador de núcleo, dois monitores esportivos e um monitor pedagógico), desenvolverão atividades esportivas e complementares, tendo como modelo: atividades no contra-turno escolar para os beneficiados; oferta a cada beneficiado de, no mínimo, 03 modalidades esportivas; oferta de atividades complementares (atividades educacionais, atividades culturais, ambientais, entre outras).