“Ministro e secretário lançam “”Segundo Tempo”” no Ceará”

15 de maio de 2009 - 19:55

Orlando Silva chega a Fortaleza para lançar o maior programa Segundo Tempo do País nesta sexta (15).

O ministro dos Esportes Orlando Silva, o vice-governador do Estado Francisco Pinheiro e o secretário do Esporte do Estado Ferruccio Feitosa irão lançar nesta sexta-feira (15), às 16 horas, na Vila Olímpica de Messejana, o maior programa 'Segundo Tempo' do País, que exercerá atividades esportivas e educativas em 233 núcleos nos 184 municípios do Estado. Ao todo, serão atendidos 46.600 crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos. 'Já falei ao presidente Lula e ele está muito feliz que estará no Nordeste, e exatamente no Ceará, o maior programa do Segundo Tempo do País', disse Orlando Silva.

R$ 19 milhões serão investidos no funcionamento dos 233 núcleos – 211 no interior e 22 na Capital, com geração de emprego, renda e ocupação direta para 947 profissionais de Educação Física e Pedagogia que atuarão no programa. 'Todo município cearense será beneficiado por pelo menos um núcleo. Será 100% de cobertura do Segundo Tempo em nosso Estado', afirma o secretário Ferruccio Feitosa.

Cada núcleo de esporte educacional terá 200 crianças e adolescentes que, sob orientação de profissionais (um coordenador de núcleo, dois monitores esportivos e um monitor pedagógico), desenvolverão atividades esportivas e complementares, tendo como modelo: atividades no contra-turno escolar para os beneficiados; oferta a cada beneficiado de, no mínimo, 03 modalidades esportivas; oferta de atividades complementares (atividades educacionais, atividades culturais, ambientais, entre outras).

Durante a solenidade do lançamento do programa, serão entregues kits de material esportivo aos núcleos e terá a simulação do funcionamento de núcleos esportivos do Segundo Tempo no Ceará.

SERVIÇO:
Lançamento do Programa Segundo Tempo

Local: Vila Olímpica de Messejana
Data: 15 de maio
Horário: 16 horas
Endereço: Avenida Washington Soares, s/n (próximo ao Liceu)

INDICADORES DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NO CEARÁ

1. PÚBLICO ALVO
O programa tem como público-alvo crianças, adolescentes e jovens matriculados;
na educação básica, tecnológica e superior, expostos aos riscos sociais.

2. PRINCÍPIOS
Da reversão do quadro atual de injustiça, exclusão e vulnerabilidade social;
Do esporte e do lazer como direito de cada um e dever do Estado;
Da universalização e inclusão social;
Da democratização da gestão e da participação.

3. OBJETIVO GERAL
O Segundo Tempo é um programa destinado a democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Oferecer práticas esportivas educacionais, estimulando crianças e adolescentes a manter uma interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento integral;
Oferecer condições adequadas para a prática esportiva educacional de qualidade;
Desenvolver valores sociais;
Contribuir para a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras;
Contribuir para a melhoria da qualidade de vida (auto-estima, convívio, integração social
e saúde);
Contribuir para a diminuição da exposição aos riscos sociais (drogas, prostituição, gravidez precoce, criminalidade, trabalho infantil e a conscientização da prática esportiva, assegurando o exercício da cidadania).

5. NÚMEROS
46.600 crianças, jovens e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos beneficiados;
233 núcleos nos 184 municípios do Estado do Ceará;
Geração de emprego a 947 profissionais que atuarão no programa;
Investimentos de R$ 21.374.178,81.