Academia Helena Coelis integra núcleo do Mão Amiga

12 de maio de 2009 - 14:25

Dança de Salão, Ballet e Sapateado são ofertados a jovens carentes de quatro bairros de Fortaleza.

No coração do bairro Dionísio Torres, desenvolve-se o núcleo de um projeto social com resultados efetivos e surpreendentes. Através do projeto Mão Amiga, da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), núcleo não ensina apenas a Dança e Ballet, através dos passos mágicos da Academia Helena Coelis. Mais que isso. Atendendo 96 crianças carentes de Fortaleza, o projeto é uma aula de respeito e oportunidade através da atividade física.

Meninas e meninos a partir dos cinco anos tem a oportunidade de ter aulas de Ballet Clássico, Sapateado, Dança de Salão e Street Dance (Hip-Hop). A bem-sucedida parceria entre Academia e Governo do Estado funciona desde dezembro de 2007 e atende atualmente 96 meninas carentes. “O Mão Amiga tomou quase 90% da Academia. Vai chegando mais gente e eu não tenho como não aceitar. A minha vontade era funcionar só com projetos sociais”, disse a professora e coordenadora da academia, Helena Coelis, pouco depois de ter recebido um desenho de uma beneficiada do projeto, em agradecimento pela oportunidade.

Contando com seis professores e diversas turmas entre segunda-feira e sábado, o projeto atende crianças dos bairros Pio XII, Lagamar e Dionísio Torres, além de crianças do bairro Água Fria, que vem ter aulas de dança de Hip-hop. Os grupos já participaram de apresentações importantes, como o espetáculo Paquita e Visões, encenado no Theatro José de Alencar em 2008 e promovido em parceria com o Mão Amiga. O grupo também participou do I e II Passo de Arte Nordeste, no Centro de Convenções, tendo conquistado as segunda e terceira colocações.

Além de todos os títulos, apresentações e técnicas aprendidas, há o desenvolvimento psicológico das crianças. “Atitude, disciplina, concentração”, garante a professora Helena Coelis.

Os efeitos da aula nas crianças é muito bem recebido pelas mães das beneficiadas, como é o caso de Maria Eneida Pereira, mãe de Rebeca Vitória de 11 anos. “O Ballet vem ajudando a superar as dificuldades da vida. É ótimo ter uma chance dessas”, disse um pouco antes da própria menina agradecer educadamente à professora Helena por essa grande chance na vida.

Professora formada em Educação Física e com pós-graduação em ensino da Dança, fundadora de diversas companhias de dança no Ceará e ex-bailarina, Helena Coelis conhece a dança como poucos. “A dança é o amor e o talento. É muito importante estar podendo dar uma chance a essas meninas”, disse, emocionada.

Academia Helena Coelis

Rua Tibúrcio Cavalcante, nº2970 – Dionísio Torres