Promessas cearenses garantem vaga no Sul-Americano de Judô e representam o Brasil no Chile

11 de maio de 2009 - 16:39

Três revelações do judô cearense venceram a seletiva em São Luís (MA) e garantiram vaga para o Sul-Americano Juvenil e Júnior, no Chile. A comitiva cearense irá representar o Brasil entre os dias 18 e 20 de junho em Antofogasta, no norte chileno.

A ‘temerosa’ Karla Adriane, a Drica, convocada pela Seleção Brasileira Sub-23, na categoria super ligeiro (até 44kg), é uma das 32 atletas que irão viajar para o Chile. Além de Drica, os judocas cearenses Francisco Luan Brasil, no meio-pesado (até 90 Kg), e Flávio Medeiros, no meio-médio (até 73 Kg), integram a comitiva. O trio viajou com o apoio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte). ‘Dei um grito [de felicidade] que o ginásio inteiro deve ter escutado. Falta um mês para a competição, e agora não posso treinar tão forte, em razão de uma inflamação no tendão. Pensar que sou da Seleção Brasileira…(pensativo) Irei treinar ainda mais forte e dá um passo maior’, relata Flávio Medeiros. ‘Chorei de emoção. Iremos embarcar dia 11, para treinar uma semana em São Paulo com técnicos da seleção, e retornamos a Fortaleza dia 22’, afirma Luan Brasil.

Desde 2002, o Brasil mantém a hegemonia continental nas categorias de base. Algumas das estrelas da Seleção Brasileira olímpica fizeram parte dessa história como Eduardo Santos, Sarah Menezes, Erika Miranda, Ketleyn Quadros e Mayra Aguiar.

Para Drica, integrante da Seleção Brasileira Sub-23, as competições internacionais largam mais cedo. Nesta quinta-feira (14), Karla Adriane, atual bolsista de Alto Rendimento do Governo do Estado, viaja para Quito, no Equador, para a disputa do Sul-Americano Sub-23 com mais 15 atletas.

A vida da judoca de 18 anos transformou-se ao conhecer o projeto Revarte, que oferece lazer e judô para crianças de baixa renda no Conjunto Alvorada. “Ela gostou do esporte de cara. Agora, sonha em se aperfeiçoar em educação física. Estou tão feliz com minha filha”, conta Regina Célia de Oliveira Sousa, mãe da atleta.