Caratecas cearenses viajam em busca do título Norte/Nordeste

6 de maio de 2009 - 20:36

Entre os dias 8 e 10 de maio será disputado o Campeonato Norte/Nordeste de Karatê, em Natal (RN). E o Ceará vai lutar pelo ouro com três bolsistas de Alto Rendimento da Secretaria do Esporte do Estado: Francisco Carlos Magnus Melo, Itamárcia Oliveira e Marcilane Moreira.

Os três atletas viajam nesta quinta-feira (7) para a capital do Rio Grande do Norte animados para enfrentar o desafio. “Estamos treinando para conquistar os títulos e continuar com a bolsa”, disse Itamárcia Oliveira, um dos destaques do karatê no Estado. Os atletas competem na categoria Adulto e possuem expressivos títulos regional, nacional e até internacional.

O grande destaque do trio é Francisco Carlos Magnus. Em busca do octacampeonato Norte/Nordeste, o carateca é também tricampeão brasileiro, 12 vezes campeão cearense e, no ano passado, conquistou o primeiro título pan-americano, sendo considerado o destaque da competição. Além disso, o atleta de 21 anos, e que pratica karatê há 14, é considerado o melhor do Brasil e do Mundo na categoria Adulto B em 2009, concorrendo com “faixas pretas” de todo o mundo. Tudo isso, porém, só veio com muito esforço. “Meu irmão [Francisco Carlos] começou a treinar e nos ensinava em casa. Logo depois fui aprimorando, treinando de graça por causa da condição financeira, com muita dificuldade”, disse o morador da Bela Vista e natural de Pentecoste.

A caçula do time de campeões é Marcilane Moreira, de apenas 18 anos. A idade é pouca, mas a experiência é muita. Em oito anos de karatê, Marcilane já conquistou dois Norte/Nordeste e dois Brasileiro. Em Natal, Marcilane competirá pela primeira vez na categoria Adulto, com faixas marrom e roxa. Ao falar de mudanças na vida com o karatê, Marcilane é sincera. “O karatê me ajudou a ter muita disciplina, a ter responsabilidade e visão de futuro”, disse a atleta, que tem como metas o Brasileiro em João Pessoa (PB), em novembro, e o Mundial em São Paulo, no próximo ano.

Já a atleta Itamárcia Oliveira de Melo promete lutar pelo bicampeonato Norte/Nordeste. A carateca, que se iniciou no esporte por incentivo do agora marido Francisco Carlos Melo (irmão de Francisco Carlos Magnus Melo, outro destaque do karatê e bolsista da Sesporte) há cinco anos, foi vice-campeã e campeã pan-americana, no ano passado, além de ser a 1ª lugar no ranking brasileiro. O foco para esse ano é a disputa do Brasileiro de Karatê em João Pessoa (PB). Ela compete com atletas adultos de faixa marrom e preta.