Tauá recebe série de realizações da Sesporte

4 de maio de 2009 - 15:42

Entre elas: pista de skate, programa Segundo Tempo, Bolsa Esporte, projeto Mão Amiga e cursos.

Os 56 mil moradores do município de Tauá, a 337 km de Fortaleza, localizado na região dos Inhamuns, irão receber neste sábado (2) uma série de realizações da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) como a inauguração de equipamento esportivo, implementação do projeto Segundo Tempo, em parceria com o Ministério do Esporte, entrega de benefícios a atletas com o Bolsa Esporte, entre outros.

Com a presença do governador Cid Gomes, o secretário Ferruccio Feitosa irá assinar ordem de serviço de uma das mais modernas pistas de skate. O equipamento trará 500m² de arrojadas manobras das categorias Street (com obstáculos como bancos, corrimões, muretas, escadas, rampas na entrada de garagens, buracos, barrancos e paredes), e Half Pipe, que consiste em uma rampa com um formato de ‘U’.

Na solenidade, haverá apresentação do Núcleo de Capoeira do projeto Mão Amiga da Secretaria do Esporte que atende mais de 120 crianças em Tauá.

Além disso, serão entregues certificados de cursos em formação técnica e arbitragem a 141 pessoas capacitadas para o mercado do trabalho na região dos Inhamuns. Em todo o Estado, a Sesporte beneficiou 3,8 mil profissionais. A ação atende uma das demandas do I Encontro Estadual do Esporte, realizado em 2007, que serviu de base para a formulação da Políticas Públicas do Esporte do Estado. Os cursos de capacitação foram desenvolvidos com a premissa de estabelecer condições efetivas de interiorização e desenvolvimento do esporte no Ceará.

Ainda no sábado, será assinada a ordem de início do programa Segundo Tempo na região dos Inhamuns. Ao todo, irão funcionar 18 núcleos com 72 profissionais de educação física e pedagogia para atender 3.600 crianças e adolescentes. Nos núcleos, o aluno poderá optar em praticar até três modalidades esportivas, sendo fornecido uniformes, material esportivo, alimentação e acompanhamento escolar. Também serão abordados, durante as aulas, temas transversais como ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, dentre outros, que servirão de alicerce para o desenvolvimento humano.

Ao todo, 76 atletas do sertão de Inhamuns irão receber a Bolsa Esporte. Todos são atletas pertencentes às populações vulneráveis com renda mensal, por pessoa, abaixo de meio salário mínimo, residindo em áreas caracterizadas por graves indicadores sociais.