Dupla cearense recebe passagens para disputa da Copa Brasil de Triathlon

1 de maio de 2009 - 14:28

Os triatletas Roberto Brasil e Maria Ivoneida disputam neste domingo (3) em Brasília, a I Etapa da Copa Brasil de Triathlon. Com o objetivo de trazerem ao Ceará o título, a dupla recebeu apoio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), com as passagens aéreas.

“São mais de 200 medalhas e troféus em 12 anos de Triathlon”. Assim Roberto Brasil define a já vitoriosa carreira. Nadando 30 km, pedalando 300 km e correndo entre 60 e 80 km por semana, o triatleta já conquistou títulos expressivos, como o Brasileiro, em 2005. Além disso, hoje é Bolsa Atleta de Alto Rendimento da Sesporte.

Treinando natação no Náutico e a corrida na Barra do Ceará, bairro no qual reside e representa com orgulho, Brasil quer espalhar seus feitos. “Estou indo para Brasília para representar o Ceará e o Governo e competir de igual para igual com qualquer um do Brasil para conquistar o título. O objetivo é esse”, disse confiantemente.

Ivoneida é mais nova no triathlon. Mesmo aos 34 anos, ela só treina para a competição há cerca de um ano e meio. Segundo ela, a transição foi fácil, pois ela já era atleta de corridas de rua e do ciclismo, então só faltava a natação. E em apenas um ano, as conquistas já são muitas: campeã cearense de 2008, campeão Norte/Nordeste de Duathlon Terrestre, e classificada para o Mundial de Triathlon de Longa Distância, na Austrália. “Até decidir em qual me saio melhor, eu ainda estou experimentando as modalidades de longa e curta distância. Sou muito nova no triathlon, mas estou me dando bem em ambas (as modalidades)”, contou.

Roberto Brasil já foi vice-campeão brasileiro e é considerado um experiente atleta aos 24 anos. Maria Ivoneida em apenas um ano e meio de esporte já acumula cerca de 20 troféus de triathlon.