Cearense viaja ao Rio Grande do Sul em busca de título no Xadrez

1 de maio de 2009 - 14:31

Até este domingo (3) será realizado em Capão da Canoa, no Rio Grande do Sul, o Brasileiro Feminino de Xadrez. E o Ceará contará com pelo menos uma competidora: Amanda Lima dos Santos. A enxadrista de 19 anos recebeu passagens para o campeonato cedidas pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte).

Com quase 10 anos de prática no Xadrez, a jovem já levou para o Jardim das Oliveiras mais de 60 medalhas e 10 troféus. Entre suas conquistas, Amanda destaca o 2º lugar no Brasil Open, o 9º lugar no Brasileiro Juvenil e o tricampeonato do Memorial Acioli Borges, todos em 2008. “Quando tem uma competição importante eu dou uma revisada na minha estratégia e dou uma olhada no estilo de jogo de outros competidores”, explicou a campeã.

Toda essa trajetória começou no ano 2000, quando seu treinador, o enxadrista e professor Vicente Francimar de Oliveira, visitou a Escola Paulo Ayrton Araújo, onde Amanda estudava e treina até hoje. “Ele chegou lá e mostrou o xadrez e eu gostei. Aí me dediquei ao esporte”, conta Amanda.