Secretaria do Esporte do Estado inicia o segundo ano do programa Bolsa Atleta

28 de abril de 2009 - 23:18

A Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) iniciou, na última segunda-feira, dia 27 de abril, o segundo ano do programa Bolsa Atleta de Alto Rendimento. Novamente, 50 esportistas de destaques nacional e internacional representando o Estado do Ceará foram contemplados com benefícios nos valores de R$ 400 (30 bolsas no nível nacional) e R$ 600 (as 20 restantes em nível internacional).

“Com a bolsa, consegui participar do Mundial na China (em outubro de 2008). É importante esse apoio”, diz Josineide Juliao, atleta do kung fu, que conquistou duas medalhas de bronze no torneio chinês e oito no brasileiro da modalidade.

Segundo o secretário do Esporte do Estado, Ferruccio Feitosa, a renovação de esportistas com resultados ainda melhores é um dos frutos do programa. ‘Com o apoio da bolsa, os atletas deixarão de ser empresários deles mesmos para focalizarem todas as energias em seus treinos. Queremos incentivar e dar condições para novas conquistas para esses atletas de alto rendimento, assim como servir de inspiração para novos valores’, afirma.

Além desse benefício mensal a atletas de alto rendimento, a Sesporte concede apoio para passagens aéreas e demais transportes. Só em 2008 foram 187 passagens aéreas concedidas. Para quem está começando a competir fora, como a surfista Estefany Freitas, a bolsa é fundamental. “Saí do ‘paitrocínio’, vai dar para manter minha alimentação e os treinos”, diz.

ACESSE:
Tudo sobre o programa Bolsa Atleta de Alto Rendimento