Sesporte divulga última lista dos atletas contemplados com Bolsa Esporte

21 de abril de 2009 - 19:14

Divulgada nesta terça-feira (21) a quinta e última lista dos beneficiados com o programa Bolsa Esporte da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte). Na última relação, 192 atletas carentes com destaque em competições regionais e nacionais de 33 municípios irão receber benefícios de até R$ 260,00 durante um ano.

'O objetivo do programa é proporcionar o desenvolvimento humano através do esporte, realizando ações que possibilitem o combate à pobreza e a melhoria da qualidade de vida, além da descoberta de novos talentos esportivos na Capital e nos municípios do interior do Ceará', relata o secretário do Esporte do Estado Ferruccio Feitosa.

Os 192 atletas são dos municípios de Aquiraz, Caucaia, Fortaleza, Horizonte, Maracanaú, São Gonçalo do Amarante, Choró, Quixeramobim, Acopiara, Dep. Irapuan Pinheiro, Jaguaribe, Mombaça, Crateús, Martinópoles, Sobral, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Russas, Aracoiaba, Aratuba, Apuiarés, General Sampaio, Irauçuba, Paracuru, Pentecoste, Uruburetama, Beberibe, Jaguaruana, Pindoretama, Viçosa do Ceará, Juazeiro do Norte, Várzea Alegre e Porteiras.

Ao todo, a Sesporte concede Bolsa Esporte a 1.513 atletas do Estado do Ceará, necessitados de apoio financeiro para desenvolverem a iniciação e prática esportiva. Os esportistas são divididos em três níveis: 1.013 bolsas no valor de R$ 100,00 no nível I para atletas iniciantes no esporte e que integram escolinhas de iniciação esportiva desenvolvidas nas escolas ou em projetos sociais; 300 bolsas de R$ 130,00 no nível II para atletas que já participaram de competições chegando até ao 10º lugar; e 200 bolsas no valor de R$ 260,00 para os atletas entre os seis primeiros colocados em competições.

Vale ressaltar que o programa Bolsa Esporte tem como público-alvo pessoas que têm renda mensal abaixo do salário mínimo e que são residentes em áreas caracterizadas por graves indicadores sociais, tendo como idade mínima 10 anos. Exemplo disso é a contemplada Mirna Lorena Araújo, 13 anos. A detentora de 115 medalhas na natação – 18 conquistas em competições regionais e nacionais, reside com os pais e irmã mais nova em uma morada de apenas três cômodos no bairro Luciano Cavalcante. A renda dos pais, da dona-de-casa e do autônomo Paulo Alves, é inferior a um salário mínimo, beirando às cifras de R$ 400 por mês.

Hoje, o esporte garantiu bolsa do Governo do Estado no valor de R$ 260,00, já que Mirna consagrou-se Bolsa Esporte da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) de nível III. 'Se não fosse essa ajuda, não sei do que seria da nossa vida', disse o pai Paulo Alves.

DOWNLOADS:

Acesse aqui 1ª Lista – Bolsa Esporte