Adrenalina em 8 modalidades esportivas no Ipu

20 de abril de 2009 - 16:35

Ceará Aventura reúne profissionais, atletas de fim de semana e aventureiros de 1ª viagem; veja agenda.

A adrenalina está confirmada para rolar solta nos dias 19, 20 e 21 de abril em Ipu, a 294 Km de Fortaleza. Competidores profissionais, atletas de fim de semana e interessados em praticar pela primeira vez experiências e modalidades como Asa Delta, Parapente, Bicicross, Arvorismo, Rappel, Skate, Orientação e Tirolesa terão rara possibilidade nas belezas naturais da região da Serra de Ibiapaba, desafiando os limites do próprio corpo na realização da II Etapa do Ceará Aventura 2009.

Dentre as oito práticas ofertadas, o tradicional evento de esportes de aventura do Estado sediará a disputa em duas categorias para Asa Delta e Parapente. “São dois esportes completamente diferente. A asa delta tem um esqueleto, o parapente não. O parapente é muito mais lento, mas logisticamente é bem mais fácil: é só botar na mochila e ir”, explicou Guy de Almeida, presidente da Federação de Parapente e Asa Delta do Ceará (Fepace). Cerca de 50 atletas profissionais no Parapente e 20 na Asa Delta de estados como Goiás, Maranhão e Pernambuco estão confirmados para a disputa do desafio Ceará Aventura 2009.

Outra modalidade que vai dar o que falar é o Bicicross. A prova não apenas contará com a exibição dos craques da bicicleta cearense, mas oferecerá a possibilidade de disputa de iniciantes da região e uma exibição de freestyle nas bikes. Também sobre rodinhas, o Skate entra na pista street, construída especialmente para o Ceará Aventura. A pista simula terreno urbano com uma praça. O desafio contará com os seis primeiros lugares do ranking cearense da categoria Amador, entre eles o atual campeão do desafio, Carlos Trator. “(O evento) é muito bacana, pois levamos o skate para lugares que nunca tiveram contato com isso. É essa a idéia principal do Ceará Aventura. A receptividade é sempre muito boa, com um público fantástico”, disse Charles Reginaldo, da Federação Estadual de Skate – Ceará (FESK-CE).

Os mais calminhos podem desfrutar das belezas da região do Ipu na disputa de Orientação – espécie de rally a pé, em que o competidor se vê munido apenas de uma bússola e um mapa topográfico, que indica os pontos por onde ele necessita passar. Já os mais radicais podem se aventurar no rapel e na tirolesa. O rapel consiste em técnicas de descidas em ambientes verticais (paredões de pedra) com cordas, mosquetões e freios e é destinado a atletas mais experientes. A tirolesa é para os interessados em se aventurar por um cabo aéreo horizontal, enquanto curte a paisagem local.

Outra prática esportiva planejada para o Ceará Aventura 2009 é o Arvorismo. O contato direto com a natureza, de forma lúdica como de aventura, entra com uma importante função de preservação ambiental no evento. Crianças e adolescentes tem a possibilidade de aprender e se divertir na copa das árvores, movimentando -se através de trilhas, passarelas ou redes.

O Ceará Aventura, que chega à terceira edição, é uma realização da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte). Além da pulsão esportiva, o evento tem função sócio-ambiental com a realização de palestras sobre conscientização ecológica, assim como no incentivo ao turismo cearense através do esporte.

SERVIÇO:
II ETAPA DO CEARÁ AVENTURA 2009
De 19 a 21 de abril – Ipu
Mais informações: (85) 3101-4388 e 3101-4391

VÔO LIVRE
Dia 21 – terça-feira

Local:  Rampa de Vôo Livre
Trajeto: Centro de Ipu > pegar estrada para Várzea do Jiló > na estrada, dobre à direita
logo depois da ponte > seguir de 4 a 5 km > logo aparecerá uma entrada também à direita > novamente seguir de 4 a 5 Km, quando verá a rampa de vôo
A partir das 9h
Dúvidas no trajeto ligar para Marinho (88) 9971-3388