Membros do COB se reúnem nesta quarta (25) com a Sesporte

26 de março de 2009 - 10:31

Capital será sede das Olimpíadas Universitárias – maior evento acadêmico do País com mais de 3,4 mil atletas.

Cinco integrantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) chegam a Fortaleza para se reunir às 15 horas desta quarta-feira (25) com o secretário do Esporte do Estado Ferruccio Feitosa e demais coordenadores do Governo do Estado para a 1ª reunião do programa preparatório da realização das Olimpíadas Universitárias – JUB”s, na Capital cearense. Na ocasião, Ferruccio Feitosa dará detalhes da realização da competição no Estado.

Após inspeção técnica, o COB e a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) selecionaram no mês passado Fortaleza, diante de algumas cidades concorrentes, para receber a quinta edição dos JUB”s. Com a confirmação, a Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e a Fortaleza Convention & Visitors Bureau (FC&VB) trarão ao Estado do Ceará o maior evento esportivo acadêmico do País.

A estimativa é que Fortaleza receba mais de 3.400 atletas dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal de 400 Instituições de Ensino Superior (IES) em disputas em oito modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, vôlei e xadrez). ‘Esta edição [com realização em Fortaleza] abre um novo ciclo olímpico e tem uma importância extra, pois pode apontar os futuros talentos que representarão o Brasil em Universíades e até em Jogos Olímpicos’, afirma Edgar Hubner, gerente geral de Iniciação, Fomento e Eventos do COB.

Disputada desde 2005, as Olimpíadas Universitárias serão realizadas entre os dias 14 e 23 de agosto. ‘Fortaleza está totalmente capacitada para receber qualquer evento esportivo. A cidade possui uma ótima estrutura hoteleira e disponibilizou todas as condições para oferecermos os melhores serviços para os participantes’, revela.

A Sesporte e a Setur apresentaram a candidatura de Fortaleza em outubro de 2008 ao COB. Dentre outras ações, uma comissão do COB e da CBDU esteve na Capital cearense para visitas às instalações esportivas e para análise do projeto da candidatura.

As principais metas do Governo do Estado em trazer a competição para Fortaleza é incentivar a importância das competições estudantis no Brasil, promover a inclusão social de jovens a partir de uma prática positiva e saudável, aquecer o turismo e a rede hoteleira, e abrir espaço para os novos talentos, fator fundamental para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento.

SERVIÇO
PROGRAMAÇÃO PREPARATÓRIA DOS JUB”S 2009 – FORTALEZA
Local: auditório da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte)
Data: 25 de março
Horário: 15h
Endereço: Av. Alberto Craveiro 2901 – Estádio Plácido Castelo – Castelão