Fifa adia definição das 12 cidades-sede da Copa do Mundo Fifa 2014

15 de março de 2009 - 23:21

Anúncio das 12 capitais brasileiras que irão sediar os jogos do evento só acontecerá no final de maio.

A Fifa informou, nesta quarta-feira (12), o adiamento da definição das 12 cidades-sede para a Copa do Mundo Fifa 2014, no Brasil. Segundo comunicado oficial, o anúncio, que seria realizado no próximo dia 20 na Suíça, acontecerá agora no dia 30 de maio, em uma reunião do comitê executivo da entidade, em Bahamas. Para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os membros da Fifa entendem que ‘não há urgência para a escolha das cidades’. ‘Agora, temos que segurar a ansiedade’, declarou o secretário do Esporte do Estado, Ferruccio Feitosa.

Esta é a segunda vez que a Fifa altera a data do anúncio das 12 cidades que irão sediar os jogos da competição. No primeiro momento, a definição ocorreria no dia 15 de março.

Ao todo, 17 cidades brasileiras são candidatas: Fortaleza, São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, Rio Branco, Manaus, Belém, Salvador, Recife e Natal. De acordo com o portal Globo.com, ‘apesar de não ter a confirmação oficial da CBF e da Fifa, cinco cidades já estão confirmadas como sedes: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília. E outras quatro estão praticamente certas: Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador’.

Conforme íntegra do comunicado emitido pela Fifa, a mudança na data do anúncio visa uma melhor análise das 17 candidaturas. ‘Desde o crescimento do número de cidades-sedes de 10 para 12, que só foi decidida pelo Comitê Executivo da Fifa em dezembro, e por conta da falta de necessidade de uma decisão imediata, houve a opção, em acordo com a CBF, de dar mais tempo para a análise dos relatórios sobre as cidades candidatas’.