Taíba dá largada ao Campeonato Brasileiro de Surf Amador

10 de março de 2009 - 17:56

Os mares do País fecham o verão agitados em meados de março com a edição deste ano do Circuito Maresia Brasileiro de Surf Amador – evento único já consolidado no Brasil como o principal na modalidade, que revela os surfistas mais talentosos da nova geração e confirma os novos nomes para o circuito profissional.

Com mais de 20 anos de sucesso, o circuito prepara para 2009 quatro etapas em diferentes regiões e estados brasileiros. O Ceará foi o escolhido para a estréia, entre os dias 13 e 15 de março, com apoio do Governo do Estado do Ceará. Nas ondas da Praia de Taíba, distante 70 Km da Capital, na famosa Costa Poente, até 193 atletas de 14 federações começam as manobras pelo título brasileiro de surf amador.

Formam a delegação do Ceará para a disputa: Rafael Venuto, do Titãnzinho (Iniciante); Thomas Demetrio, da Leste Oeste, e John Heverson, do Titãnzinho (Mirim); Diego Mendes, da Leste Oeste, e Ícaro Lopes, do Icaraí (Junior); Artur Silva, da Praia do Futuro (Open); Estefany Freitas, da Abreulândia (Feminino Junior); e Nayara Silva, da Abreulândia (Feminino Open).

E as disputas prometem ser mesmo bastante acirradas, já que além de definir o ranking anual do surf no País, o campeonato é usado como base das delegações brasileiras em competições no exterior, ou seja, os melhores irão representam o Brasil em eventos mundiais oficiais. Uma responsabilidade e tanto para os jovens surfistas.

Já nesta primeira etapa, a prova será decisiva para formar a equipe que vai disputar o Mundial Júnior do Equador, em abril. No ano passado, a delegação brasileira garantiu a medalha de prata. Assim como no ano passado, seis atletas irão disputar a competição internacional nas categorias Júnior, Mirim e Feminino Júnior, dois em cada. E a expectativa é a melhor possível. ‘O número máximo de participantes será fatal logo no início, já que todos querem brigar pela vaga no mundial, que acontece logo na seqüência no Equador’, apostou o presidente da Confederação Brasileira de Surf, Juca de Barros.

Depois das ondas cearenses, os surfistas amadores encaram mais três etapas até o final do ano, que acontecem, na seqüência, em São Paulo, na Praia do Guarujá (15/05 a 17/05); na Bahia, na Praia de Batuba (21/08 a 23/08); e em Santa Catarina, no Balneário Camboriú (18/09 a 20/09).