Das 22h às 2h da madrugada: esporte muda a realidade de violência do Pirambu

10 de março de 2009 - 19:55

Considerada a maior concentração urbana do Brasil e uma das maiores da América Latina com densidade populacional estimada em 40 mil habitantes, o bairro do Pirambu é circundado por estigmas da violência. Para mudar essa realidade, o projeto Viva+, da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), passou a oferecer uma série de atividades gratuitas para a população de madrugada.

O núcleo proporciona atividades esportivas e recreativas para jovens no período de maior ociosidade: entre às 22h e 2h. Segundo o monitor local do núcleo, Ronaldo Ferreira Pinto, o projeto visa oferecer alternativas de lazer e de esporte na madrugada para distanciar jovens e adultos da criminalidade.

‘Seja orientando, acompanhando ou torcendo, outro fato curioso, é a presença maciça das mães’, comentou um dos professores do núcleo, Manoel Nazareno. “Muitas pessoas acabam aderindo. Hoje, temos entre 32 e 40 mulheres fazendo ginástica diariamente, além dos cerca de 70 jovens acompanhados”, completou.

Ao todo, três profissionais de educação física atuam no Pirambu. “Existia muita concentração de jovens se drogando e hoje a gente consegue combater isso, com muita luta. Diminuiu o índice de roubos no horário do projeto, em especial na Avenida Leste-Oeste. Nós mesmos pesquisamos com as delegacias e comprovamos a eficácia do projeto”, concluiu Nazareno.

O projeto Viva + da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) visa agir preventivamente no combate à violência e aos vícios tais como drogas, alcoolismo, tabagismo e outros, usando como meio o esporte e as inúmeras possibilidades educativas que proporciona. Hoje, 9 núcleos atuam em comunidades tais como Bom Jardim, Jangurussu, Centro, Meireles, Conjunto Timbó (Maracanaú), Pirambu, Barra do Ceará, Cidade 2000 e Autran Nunes.

A implantação dos núcleos é concomitante à implantação do Projeto Ronda do Quarteirão que aponta as regiões com índices elevados de criminalidade e garante a integridade e a segurança dos participantes do projeto Viva +.

O Viva+ é uma iniciativa inovadora e pioneira, que busca a inclusão social e melhoria na qualidade de vida dos jovens e adultos em situação de risco pessoal e social.

SERVIÇO
Núcleo do Projeto Viva+ no bairro Pirambu
Localização: Parque da Costa Oeste, na Av. Leste Oeste – em frente à escola da Marinha