Copa Fifa 2014: 3º encontro define repasse de R$ 20 milhões ao PV

4 de março de 2009 - 16:43

Pela terceira vez no ano, o governador Cid Gomes, a prefeita Luizianne Lins e os secretários do Esporte Ferruccio Feitosa, do Estado, e Roberto Gomes, do Município, reuniram-se nesta quarta-feira (4) para discutir a infraestrutura que envolve a adequação de Fortaleza para ser uma das subsedes da Copa do Mundo Fifa 2014. Entre os principais pontos, estão a duplicação e restauração de vias, acessibilidade e sinalização de sistemas viários, o Metrô de Fortaleza, a construção e ampliação de aeroportos, entre outros.

Na ocasião, Cid Gomes autorizou o repasse para a Prefeitura de Fortaleza no valor de R$ 20 milhões para o projeto de requalificação do estádio Presidente Vargas. Segundo informações da Prefeitura, a primeira etapa do projeto deverá ser concluída em janeiro de 2010.

Se Fortaleza for confirmada uma das 12 subsedes no próximo dia 20 na Suíça, as obras de modernização do estádio Castelão já começam em janeiro de 2010. Sendo assim, com o apoio do Governo do Estado ao PV, estarão garantidos as realizações na Capital cearenses dos jogos para médio e grande público do Campeonato Cearense, Copa do Brasil e Brasileiro Série B.

Essa foi a terceira reunião entre o governador Cid Gomes, a prefeita Luizianne Lins e o secretariado estadual e municipal. A primeira (16/02) foi a apresentação geral dos projetos e a segunda (26/02) discutiu especificamente a Copa Fifa 2014. O objetivo, daqui para frente, é tornar as reuniões bimensais e “rotineiras”. A próxima já está marcada para o dia 6 de maio.

Participaram ainda do encontro o vice governador, Francisco Pinheiro; os secretários estaduais Ivo Gomes (Chefe do Gabinete), Arialdo Pinho (Casa Civil), Bismarck Maia (Turismo), Joaquim Cartaxo (Cidades), Adail Fontenele (Infraestrutura); o superintendente do DER, Quintino Vieira, o presidente do Metrofor,  Rômulo Fortes e técnicos. Da prefeitura vieram os secretários Waldemir Catanho (Governo), Helena Barroso (Chefe de Gabinete), Luciano Feijão (Infraestrutura), Olinda Marques (Habitação) e demais representantes e assessores.