Fortaleza encerra roteiro da comitiva da Fifa

11 de fevereiro de 2009 - 16:32

Ricardo Teixeira, da CBF, aposta em diferencial e afirma: posicionamento geográfico de Fortaleza é oportuno

Os membros da Fifa encerraram a visita ao Brasil passando por Fortaleza neste sábado no 8º dia do roteiro de visitas às 17 cidades brasileiras candidatas a sede da Copa do Mundo Fifa 2014. Agora, os três representantes da entidade vão fechar o relatório para entregar ao comitê executivo Fifa, que se reúne no dia 20 de março, na Suíça, para decidir e divulgar as 12 sedes do Mundial.

Pela 1ª vez nas 17 inspeções, logo ao fim da visita, Thierry Weil, um dos representantes da Fifa, fez um rápido pronunciamento. E elogiou bastante o esforço das 17 cidades para receber os jogos da Copa do Mundo. ‘Em nome da comitiva da Fifa quero aproveitar este último dia e agradecer a todos pela calorosa recepção nas 17 cidades que visitamos (…) No Brasil, as pessoas são mais do que fãs de futebol. Aqui, as pessoas comem, vivem e respiram o futebol. Ainda há muito trabalho pela frente. Muitas respostas ainda virão. Mas gostamos do que vimos’, disse Thierry.

A comitiva chegou a Fortaleza na noite de sexta-feira e foi recepcionada no aeroporto com apresentações de grupos tradicionais da cidade com direito a sanfona, zabumba e muito forró. De lá, o grupo foi para um jantar na Residência Oficial do Governador Cid Gomes.

Além de mobilizar a população cearense com mais de 35 mil bandeiras distribuídas, três bandeirões com as frases, em inglês, ‘O show é aqui’, ‘Nós queremos’ e ‘Nós podemos’ foram estendidos em pontos-chaves de Fortaleza: o estádio Castelão e no Aterro da Praia de Iracema

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, novamente lembrou que todas as 17 cidades brigam em igualdade de condições. E que a decisão das sedes cabe exclusivamente à Fifa. Sorridente, ele falou uma das vantagens de Fortaleza. ‘Se você quiser colocar isso como um ponto positivo, você pode colocar. Eu estou indo após essa reunião para Londres, onde o Brasil vai jogar com a Itália, na próxima semana. Então, geograficamente aqui é o ponto mais oportuno para eu ir para a Europa’, disse.