Representantes da FIFA chegam neste sábado a Fortaleza

6 de fevereiro de 2009 - 14:56

Governo e Prefeitura finalizam preparativos e divulgam a programação.

Neste sábado (7), a comitiva da FIFA chega a Fortaleza para conhecer nossa cidade e verificar se temos condições de receber o maior evento do futebol mundial: a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Você, sua família e seus amigos já estão convidados a dar aos visitantes uma recepção inesquecível. Vamos esbanjar alegria, colorindo a cidade de verde e amarelo, vestindo a camisa da nossa seleção, colocando bandeiras nas janelas, varandas e carros. Vamos mostrar que, no Ceará, a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 vai ser espetacular.

Os técnicos da FIFA encerram as visitas às cidades candidatas a sedes da Copa do Mundo FIFA 2014 neste sábado (7), pela manhã, em Fortaleza. O Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza divulgam a programação dos trabalhos dos representantes da  FIFA na Capital cearense. Fortaleza é uma das cidades visitadas onde a comitiva passará mais tempo. Eles chegarão na noite de sexta-feira (6) e serão recebidos durante um jantar pelo governador Cid Gomes e pela prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins.

Às 10 horas de sábado, o diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, o co-chairman da empresa Match, Dick Wiles, e o gerente da FIFA responsável pelo projeto Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, Fulvio Danilas, além do presidente da CBF e do Comitê Organizador Ricardo Teixeira, conversam com as autoridades do Estado e do Município na  Residência Oficial do Governador para uma apresentação de 20 minutos com a síntese do projeto da candidatura de Fortaleza. Farão parte da recepção o governador Cid Gomes e prefeitura Luizianne Lins e os secretários Ivo Gomes (Gabinete), Ferruccio Feitosa (Esporte), Arialdo Pinho (Civil) e Bismarck Maia (Turismo).

Logo após, parte da comitiva sobrevoará por 30 minutos Fortaleza de helicóptero para ter uma visão geral do estádio Castelão e demais pontos técnicos como redes de hotéis, hospitais, transportes, obras de infraestrutura, entre outros.

Enquanto a equipe técnica sobrevoa a cidade, os demais participantes  se deslocarão de carro para o Aeroporto Internacional Pinto Martins. Nesse terceiro e último momento, os inspetores serão recebidos por um   representante da Infraero, que fará uma apresentação de até 20 minutos sobre as condições e ampliação do aeroporto. 'O que é observado é se a  cidade candidata tem condições físicas de estrutura para receber uma  competição deste porte', revelou o assessor de comunicação da CBF,  Rodrigo Paiva.

Os três representantes da entidade máxima do futebol estão no Brasil para preparar o relatório técnico sobre as cidades, que será entregue  ao comitê executivo da FIFA. No dia 20 de março, em Zurique, na  Suíça, serão escolhidas as 12 cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo  FIFA de 2014. '[Após o anúncio], o presidente Lula pretende convocar  os 12 governadores e 12 prefeitos das cidades envolvidas e, juntamente com eles, preparam um PAC para atender toda a parte de infraestrutura  que será necessária para atender a Copa do Mundo', disse Ricardo Teixeira.

Pelo caderno de encargos da FIFA, os 12 estádios escolhidos para a  Copa de 2014 devem estar prontos até o dia 31 de dezembro de 2012. A  Copa das Confederações, em 2013, serviria como um 'evento teste' para  os principais estádios do Mundial. Após o anúncio do dia 20 de março,  as vistorias da FIFA vão acontecer com maior frequência. Vale lembrar  que os locais dos principais jogos da Copa de 2014 (como abertura e  final) serão definidos apenas após a realização da Copa de 2010, na  África do Sul.

A comitiva da FIFA em Fortaleza tem ainda a presença de representantes  do Comitê Organizador da Copa do Mundo FIFA 2014: Joana Havelange,   Rodrigo Paiva, Mário Rosa, Carlos Geraldo Langoni, Alexandre Silveira  e Carlos de La Corte (consultor de estádios).

PROGRAMAÇÃO COMISSÃO FIFA 2014 EM FORTALEZA – SÁBADO (7)

10h40min – Sobrevoo áreo de 30min pela Capital cearense
11h10min – Chegada ao Aeroporto Pinto Martins
11h20min- Início da apresentação no aeroporto por representante da INFRAERO
11h40min – Fim dos trabalhos