Projeto cearense é entregue ao Comitê Organizador da Copa 2014

19 de janeiro de 2009 - 11:40

Ao todo, 45 Kg de documentações foram entregues na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

O projeto básico de Engenharia e Arquitetura e Garantias Governamentais e Complementares da candidatura de Fortaleza à Copa do Mundo FIFA de 2014 foi entregue às 14h30min desta quarta-feira (14) à sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, pelo secretário do Esporte do Estado, Ferruccio Feitosa. 'Todo o trabalho foi realizado com muito profissionalismo', afirmou Ferruccio Feitosa, que chega a Fortaleza já nesta quinta (15).

Ao todo, 45 Kg de documentações foram encaminhadas diretamente ao Comitê Organizador da Copa FIFA 2014. A documentação compõe as obrigações da cidade de Fortaleza em tornar-se uma das 12 subsedes da Copa do Mundo.

Foram entregues:

1) Garantias da Prefeitura Municipal de Fortaleza;
2) Garantias do Governo do Estado;
3) Documento dos Potenciais Investidores (Garantias Complementares);
4) Projeto Básico;
5) Relatório em atendimento ao Termo de Compromisso (aspectos técnicos);
6) Vídeo do Projeto do Complexo Esportivo Castelão em três dimensões (versão 3D).

Desde setembro de 2007, 30 pessoas do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza trabalham na concepção da candidatura cearense à Copa do Mundo FIFA 2014 e nas respostas aos cadernos de encargos e questionários da Abdib – Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de base, e do Comitê Organizador da FIFA e CBF. 'Para isso, o Estado se cercou dos melhores profissionais do Brasil e do mundo para concepção do nosso projeto. Entre eles, um dos maiores consultores de arenas esportivas do mundo: o técnico inglês Ian Nuttal', cita Ferruccio Feitosa. 'O Castelão, por exemplo, não deixará nada a desejar aos melhores estádios do mundo', completa.

Agora, o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza aguardam entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro a visita de técnicos da FIFA à Capital cearense. 'Não sabemos a data ainda, mas serão visitadas duas cidades por dia. Já estamos com toda a equipe preparada para recebê-los', afirma Ferruccio Feitosa. Logo após, serão divulgadas no dia 15 de março as 12 cidades brasileiras que irão sediar jogos da Copa do Mundo FIFA 2014.