Judoca cearense treina de olho na seletiva Sul-Americana

19 de janeiro de 2009 - 11:08

O judoca cearense Santiago Régis Quirino, atual medalhista de bronze por Equipes no Brasileiro, elevou a carga horária diária de treinos de olho na seletiva para o Campeonato Sul-Americano, que será disputado entre fevereiro e março. ‘Meus treinos estão pesados e comecei até a praticar mais fundamentos do jiu-jitsu para a luta no solo. Só parei no Natal. Agora, só estou aguardando a definição do calendário do ano da CBJ [Confederação Brasileira de Judô]’, afirma Santiago.

Este ano, o atual campeão Cearense júnior e sênior inicia a briga pelo bicampeonato no Brasileiro Regional (cinco estados do N/NE) já no próximo dia 14 com a I Etapa do Campeonato Cearense de Judô 2009. ‘O melhor colocado vai para o Brasileiro’, cita.

Há 10 anos no judô, Santiago Régis Quirino consagrou-se no esporte cearense ao conquistar o 1º Lugar na Seletiva Sul-Americana (até 66Kg). Além do resultado, o atleta comemorou o 1º patrocínio com a ajuda da Bolsa Atleta de Alto Rendimento da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte). ‘Receber ajuda e ainda do meu Estado, dá muita tranquilidade para lutar. Hoje, a bolsa representa uma oportunidade de realizar todos os meus sonhos como atleta’, diz.

Após a mudança de categoria em 2008, o cearense já se sente confortável com os novos desafios. “Foi um ano melhor que esperava, pois sou novo na categoria’, relata. Mesmo em novo solo, dentre outros resultados, o judoca, agora no Meio/Médio (até 73 Kg), superou com o bronze a 5ª colocação das Olimpíadas Escolares.