Copa 2014: projeto do Castelão será entregue dia 15 de janeiro

7 de janeiro de 2009 - 17:48

Investimentos de R$ 400 milhões serão feitos por meio de uma Parceria Público Privado (PPP).

Os detalhes do projeto do Complexo Esportivo do Novo Castelão foram apresentados na manhã deste segunda-feira (05/01) ao governador Cid Gomes, aos secretários do Esporte Ferruccio Feitosa e da Casa Civil Arialdo Pinho, ao chefe de Gabinete Ivo Gomes e ao procurador-geral do Estado Fernando Oliveira.

O projeto, além de agregar itens diferenciais e inovadores à candidatura, adequa-se às necessidades da FIFA para tornar Fortaleza uma das subsedes da Copa do Mundo FIFA de 2014.

Durante a reunião, realizada no Palácio Iracema, foram estimados investimentos na ordem de R$ 400 milhões somente para o estádio Castelão e edifício-garagem para 4,2 mil vagas, que devem ser feitos por meio de uma Parceria Público Privado (PPP).

O projeto do Complexo Esportivo do Novo Castelão será entregue no próximo dia 15 à FIFA e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, pelo próprio governador Cid Gomes e pelo secretário Ferruccio Feitosa. Além disso, entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro técnicos da FIFA estarão no Brasil para vistoriarem as estruturas das 18 cidades candidatas.

A estrutura do complexo esportivo que irá ser integrado ao estádio Castelão terá Centro Olímpico Esportivo, Arena Multiuso climatizada e Pista de Atletismo olímpica. A concepção do Estado é transformar o maior equipamento esportivo do Ceará, o estádio Castelão, em um dos grandes centros olímpicos do País e também um enorme complexo turístico. Afinal, a nova área terá ainda shopping, cinemas, restaurantes e hotel. Para tais, ainda não há orçamento definido, os valores seguem em estudo e divulgados posteriormente por não serem necessários nesse momento à FIFA. 'Duas torres eólicas abastecerão todo o complexo. Será a Copa 2014 da “energia limpa”', afirma Ferruccio Feitosa.

CALENDÁRIO DE PRAZOS
15/01 – Apresentação do projeto básico do Castelão à Fifa
15/03 – Escolha das subsedes da Copa de 2014
31/07 – Limite para o processo público licitatório do grupo investidor e obtenção de licenciamentos
30/11 – Limite para contratação do grupo investidor
31/01/2010 – Limite para o início dos investimentos
31/12/2012 – Entrega definitiva do estádio