Projeto social no Campo do América ganha destaque

29 de dezembro de 2008 - 16:56

Jogadores despertam interesse do Cruzeiro e Atlético/PR; Sesporte dá apoio e garante material esportivo.

Na esquina das ruas José Vilar e Nunes Valente, no Meireles, cerca de 120 crianças e adolescentes lapidam dribles e chutes nas areias do Campo do América em um dos projetos mais bem-sucedidos do futebol cearense. Na experiência do Salvador Barbosa, ex-técnico do Fortaleza, Ceará e Paulista/SP, o tradicional Campo do América ganha projeção nacional formando atletas para times como o Cruzeiro-MG e o Atlético-PR. Clubes esses, conhecidos nacionalmente com o incentivo às categorias de base, já revelaram mais interesse no projeto de Salvador Barbosa do que os times locais.

Na última disputada, a Copa Tony Pereira Sub-20, apoiada pelo Governo do Estado, um dos coordenadores do Cruzeiro gostou do futebol que viu em três atletas do projeto. Diego Silva, 15, Adriano Sousa, 15, e Vlanderson Rocha,14, foram para o time infantil do Cruzeiro, em Belo Horizonte. No final de novembro, foi a vez de um dos coordenadores do Atlético/PR verificar o treino e agendar retorno a Fortaleza para novos contatos.

Com a iniciativa, o técnico Salvador livra os caminhos tortuosos e insere a oportunidade de transformação na realidade de meninos próximos à comunidade do campo do América,  e isso totalmente sem custo para os alunos. É por isso que a Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) , ao tomar conhecimento do trabalho de Salvador Barbosa, doou material esportivo e infra-estrutura completa para a realização do projeto com pares de traves e redes para futebol, dois jogos completos de uniformes, 10 bolas oficiais, 34 pares de chuteiras e 34 coletes. 'Nunca ninguém havia olhado para nós para ajudar. A comunidade só fala na visita do secretário [Ferruccio Feitosa]', disse.

Salvador Barbosa trabalha com 56 meninos entre nove e 13 anos, 32 garotos entre 14 e 20, além de 31 mulheres a partir dos 13. “Eu tenho mãe e filha jogando no mesmo time”, completa o gaúcho de Porto Alegre que vive há mais de quatro anos em Fortaleza e atua com o projeto há dois.

O objetivo do projeto, agora, é crescer. A idéia é estender para outros moradores do Campo do América, usando a experiência de pós-graduado em Educação Física para desenvolver atividades físicas com a população, além da criação de núcleos em outros bairros.

Além do apoio da Sesporte, Salvador conta com a ajuda de Lísia Viana (psicóloga), Assis (cuida do material dos alunos), Netinho (preparador de goleiros) e Renato (auxiliar técnico). Segundo ele, até os pais de alguns jovens estagiam no projeto para ajudar os filhos e ganhar conhecimento na área.

HORÁRIO DOS TREINOS

Jogadores de 9 a 12 anos – das 14h30min às 16h30min de segunda à sexta
Jogadores de 13 a 18 anos – das 16h às 18h de segunda à sexta
Jogadoras – das 18h30min às 20h30min –  às segundas, quartas e sextas