Seleção Brasileira de Handebol convoca 4 promessas do Ceará

22 de dezembro de 2008 - 16:31

Um bem-sucedido projeto social vem revelando talentos para o Handebol cearense. No Parque Itamaraty, em Messejana, o projeto coordenado por Fabiano Lima Cavalcante vem acumulando conquistas no Ceará e no resto do Brasil. Quatro meninas contempladas com a Bolsa Esporte da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) estão pré-convocadas para o grupo que formará a Seleção Brasileira Infantil de Handebol. 

“O objetivo era tirar as meninas da rua, dar um lazer para elas. Mas aí a gente notou o talento e começou a participar de eventos, em especial aqueles organizados pela Sesporte, que não precisávamos pagar para entrar”, explicou o coordenador e técnico Fabiano Lima, que executa o projeto desde 2006. Com isso, as conquistas começaram a surgir. As meninas foram campeãs das Olimpíadas Escolares em 2007 e 2008, e campeãs brasileiras desse ano, na categoria infantil. Hoje, nutre relevância nacional e insere o Estado como um dos pólos da modalidade hoje no Brasil.

A equipe é formada por meninas entre 12 e 14 anos e compete em nível estadual com equipes com atletas de até 18. Mesmo com a diferença de idade e experiência, elas conseguem grandes resultados, tendo sido campeãs contra meninas de 14 a 16 anos e vice-campeãs contra as de 18 anos. Das 12 atletas que participaram das competições deste ano, nove recebem a Bolsa Esporte do Governo do Estado, incluindo quatro campeãs brasileiras na categoria infantil.

O projeto interessa a cada vez mais meninas, algumas visando uma vaga na seleção outras buscando repetir os feitos de algumas e conseguir uma bolsa numa escola particular. “São quase 80 meninas de 10 a 13 anos querendo representar a escola nas competições, viajar custeadas pelo Estado, ficar em hotéis cinco estrelas e representar o Ceará no resto do Brasil”, disse Fabiano Lima.

O projeto vai comemorar as conquistas do ano numa confraternização com pais, atletas e pessoas envolvidas no projeto nesta terça (23), às 17h30min no Parque Itamaraty, em Messejana.