Atletas do judô, atletismo e basquete recebem material esportivo

22 de dezembro de 2008 - 16:38

Três projetos sociais de destaque foram beneficiados pela Secretaria do Esporte do Estado.

A Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) entregou nesta sexta-feira (19), no auditório do órgão no estádio Castelão, materiais esportivos a três bem-sucedidos projetos sociais e esportivos do Ceará. Vitoriosos em 2008, os projetos acumulam medalhas para o Estado no judô, no atletismo e no basquete paraolímpico, além de promover talentos no esporte.

Na ocasião, o titular Ferruccio Feitosa fez a entrega de 50 pares de tênis profissionais de corrida de rua ao projeto Talentos da Granja Portugal, 50 kimonos de judô para a ONG Revarte, do Conjunto Alvorada, e 21 cadeiras de rodas paraolímpicas para a Associacao dos Deficientes Motores (ADM-CE). “A cadeira especial sob medida aumenta a funcionalidade e o nível de competitividade da equipe”, afirma Franklin Cunha, paratleta e diretor de esportes da ADM-CE. Cada cadeira profissional custa, em média, R$ 2,2 mil.

André Batista, eleito um dos 5 melhores paratletas na realização da Copa Nordeste de Basquete em Cadeiras de Rodas, em Recife (PE), foi um dos contemplados. Atuando pela equipe da ADM-CE, André foi o 'comandante' do inédito 4º lugar na competição. “Quando íamos para campeonato, chegávamos até a pedir cadeira emprestada dos outros times”, recorda Franklin.

Já os 50 pares de tênis profissionais de corrida de rua irão atender crianças de escolas públicas do Projeto “Talentos da Granja Portugal” para, ainda este ano, disputarem a 20ª Corrida de São Pivete, no próximo dia 21. O projeto, que funciona há 6 anos na periferia de Fortaleza, alia a prática do Atletismo ao estudo regular, que é exigido como contrapartida à participação nas corridas. As 50 crianças escolhidas para receber os tênis seguem os critérios de rendimento escolar, acompanhamento familiar e assiduidade no projeto. “Fazemos todas as modalidades do atletismo, desde salto em distância às provas de corrida com barreiras.”, disse Tereza Cristina, coordenadora  e responsável geral pelo projeto. Ela ressaltou que o projeto é feito sem nenhuma cobrança financeira das crianças, sendo esperado apenas a contrapartida nos estudos. “Todo dia chega um pai ou mãe pedindo para o filho entrar no projeto”.

Outro projeto bem-sucedido no Estado a receber doação foi a ONG Resgate dos Valores Pela Arte (Revarte), do Conjunto Alvorada. A Sesporte doou 50 kimonos, que serão usados pelas crianças do projeto. “Vivíamos com a realidade de 147 crianças treinando com kimonos rasgados. Agora, irá ajudar e muito a qualidade dos treinos”, relata Lúcia Cardoso, colaboradora do projeto que funciona há 9 anos.

Entre as judocas beneficiadas, destaque para a faixa verde Drica. Ou melhor, Karla Adriane de Sousa, 18, medalhista de bronze do Campeonato Brasileiro Sênior de Judô 2008, realizado recentemente em Teresina/PI. A atleta competiu com adversárias mais velhas e mesmo assim conquistou a medalha. “Vai melhorar muito, pois havia criança sem kimono e ficava mais difícil”, disse Drica.

RAIO-X
Projeto Revarte
Rua Salvador Correia de Sá, nº 465, Conjunto Alvorada
(85) 3273-2338

ADM-CE
Av Tristão Gonçalves, nº 1121, Centro
(85) 3254-1946

Projeto Talentos da Granja Portugal
Praça Principal – esquina das ruas Emílio de Menezes e Vital Brasil
(85) 8809-7206