3 projetos sociais de destaque recebem materiais esportivos

19 de dezembro de 2008 - 13:51

Promessas e feras no judô, atletismo e basquete paraolímpico serão beneficiados nesta sexta-feira (19)

A Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) entregará nesta sexta-feira (19), às 11 horas, no auditório do órgão no estádio Castelão, materiais esportivos a três bem-sucedidos projetos sociais e esportivos do Ceará. Vitoriosos em 2008, os projetos acumulam medalhas para o Estado no judô, no atletismo e no basquete paraolímpico, promovem talentos no esporte, além de resgatarem socialmente crianças e adolescentes de comunidades carentes de Fortaleza.

Na ocasião, o titular Ferruccio Feitosa e a Primeira Dama do Estado Maria Célia Habib Ferreira Gomes farão a entrega de pares de tênis profissionais de corrida de rua ao projeto Talentos da Granja Portugal, kimonos de judô para a ONG Revarte, do Conjunto Alvorada, e cadeiras de rodas paraolímpicas para a Associacao dos Deficientes Motores (ADM-CE).

BASQUETE PARAOLÍMPICO – Os termos de cessão de 21 cadeiras de rodas especiais para a prática do basquete paraolímpico serão disponibilizados aos atletas campeões dos Jogos Paraolímpicos do Ceará. “A cadeira especial sob medida aumenta a funcionalidade e o nível de competitividade da equipe”, afirma Franklin Cunha, paratleta e diretor de esportes da ADM-CE.

André Batista, eleito um dos 5 melhores paratletas na realização da Copa Nordeste de Basquete em Cadeiras de Rodas, em Recife (PE), será um dos contemplados. Atuando pela equipe da ADM-CE, André foi o ‘comandante’ do inédito 4º lugar na competição. “Quando íamos para campeonato, chegávamos até a pedir cadeira emprestada dos outros times”, recorda Franklin.

PROMESSAS DO ATLETISMO – Os 50 pares de tênis profissionais de corrida de rua atenderão as crianças de escolas públicas do Projeto “Talentos da Granja Portugal” para, ainda este ano, disputarem a 20ª Corrida de São Pivete e a 2ª Corrida A Beira-Mar é Sua, no próximo dia 21.

O projeto, que funciona há 6 anos na periferia de Fortaleza, alia a prática do Atletismo ao estudo regular, que é exigido como contrapartida à participação nas corridas. As 50 crianças escolhidas para receber os tênis seguem os critérios de rendimento escolar, acompanhamento familiar e assiduidade no projeto.

FERAS DO JUDÔ – Outro projeto bem-sucedido no Estado a receber doação será a ONG Resgate dos Valores Pela Arte (Revarte), do Conjunto Alvorada. A Sesporte doará 50 kimonos, que serão usados pelas crianças do projeto. “Vivíamos com a realidade de 147 crianças treinando com kimonos rasgados. Irá ajudar e muito na qualidade dos treinos”, relata Lúcia Cardoso, colaboradora do projeto que funciona há 9 anos.

Entre as feras que serão beneficiadas, destaque para a faixa verde Drica. Ou melhor, Karla Adriane de Sousa, 18, medalhista de bronze do Campeonato Brasileiro Sênior de Judô 2008, realizado recentemente em Teresina/PI.

RAIO-X

Projeto Revarte
Rua Salvador Correia de Sá, nº 465, Conjunto Alvorada
(85) 3273-2338

ADM-CE
Av Tristão Gonçalves, nº 1121, Centro
(85) 3254-1946

Projeto Talentos da Granja Portugal
Praça Principal – esquina das ruas Emílio de Menezes e Vital Brasil
(85) 8809-7206

SERVIÇO
Entrega de material esportivo a três projetos sociais
Local: Auditório da Secretaria do Esporte do Estado (Sespore), no estádio Castelão
Data: 19 de dezembro
Horário: 11 horas