Ginástica transforma a vida de jovens carentes em Fortaleza

17 de dezembro de 2008 - 22:17

Núcleo do projeto Mão Amiga na Unifor já participa de competições e festivais da modalidade.

Para oportunizar às meninas de baixa renda de escolas públicas de Fortaleza uma das modalidades esportivas olímpicas mais nobres, a Secretaria de Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) criou o núcleo de Ginástica Rítmica do projeto Mão Amiga, em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor). “A ginástica rítmica, até um tempo atrás, era um esporte de elite. Isso, graças a Deus acabou”, ressalta Ester Vieira, coordenadora do projeto e ex-técnica da Seleção Brasileira Infantil de Ginástica Rítmica Desportiva.

Desde janeiro deste ano, o projeto de Ginástica Rítmica da Sesporte utiliza um dos equipamentos esportivos mais avançados do Estado para fomentar a inclusão social aliada à formação de talentos esportivos nas comunidades carentes próximas à universidade, em especial as do Conjunto Alvorada. Segundo Ester Vieira, atualmente, o projeto atende de 40 a 50 meninas.

Com tanto trabalho, o que vem são vitórias e talentos. Tarcila Barboza, 7, é a grande esperança da professora. Filha de uma catadora de lixo reciclável, a menina desponta com grande flexibilidade e talento. “É uma menina linda, educada e campeã, talentosíssima”, completou a técnica.

O grupo de ginastas do núcleo Mão Amiga já participa de competições, festivais e apresentações, seguindo o sonho de as meninas representarem o Ceará e o Brasil na XIV Ginastrada Mundial, em Luzern (Suíça) em 2011, para compensar a falta da representação do Estado na última, em 2007, em Bobirn (Áustria).

SAIBA MAIS:
Conheça o projeto Mão Amiga

GUIA – HORÁRIO DO NÚCLEO DE GINÁSTICA RÍTMICA NA UNIFOR:

O projeto funciona nas terças e quintas das 14h às 16h30min na Unifor
Endereço: Universidade de Fortaleza (Unifor)
Av. Washington Soares, 1321
Telefone: (85) 3477-3143