Tricampeã da Corrida de Rua Unifor se prepara para prova Pan-Americana deste domingo (21)

15 de dezembro de 2008 - 12:08

A cearense Antônia Bernadete Lins da Silva, 31, depois de se sagrar tricampeã da Corrida de Rua da Unifor, já treina forte em preparação para os 10km do Rio de Janeiro, prova válida como Pan-Americano, no próximo domingo (21). Além dessa prova, Antônia Bernadete visa a 84ª Corrida de São Silvestre, em São Paulo, no encerramento do ano.

A prova no Rio de Janeiro servirá como penúltima etapa do ano no Circuito Caixa Confederação Brasileiro de Atletismo (CBAt) de Corredores de Rua – 2008, no qual a atleta de Ipu ocupa atualmente a sétima colocação. “A prova do Rio vai ter até queniano; todo mundo vai estar lá, o nível vai ser alto. Eu espero estar entre as 10 primeiras”, disse a atleta, destacando o alto nível de competitividade da corrida.

Tendo sido 15ª colocada em 2006 e 16ª no ano passado, Bernadete visa subir algumas posições, mesmo competindo com atletas do Brasil e do mundo. Para isso, ela conta com o apoio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), recebendo a Bolsa Atleta de Alto Rendimento. “Agora não tenho mais tanta barreira, porque estou viajando e recebendo apoio da Sesporte. Mas antes era bem mais difícil conseguir tudo”.

A atleta treina até 15 quilômetros em um dia, dependendo da preparação para a prova que vai disputar, que são de até 21 km. Com muita garra e luta, Antônia Bernadete representa o Ceará em todo o Brasil e mesmo no mundo. Este ano, a atleta sagrou-se campeã Sul-Americana em duas etapas.

Para os novos atletas, ela passa o recado: “Cada pessoa que realmente gosta do esporte, se é o que você realmente quer, tem que batalhar, tem que buscar e vê se consegue (..) Não é desistir no primeiro obstáculo”.