Francês surpreende os favoritos e vence o Suzuki Night of the Jumps 2008

15 de dezembro de 2008 - 11:19

Com um desempenho impecável, o francês Brice Izzo levou o título da última etapa do Campeonato Mundial de Motocross Freestyle – Suzuki Night of the Jumps, sábado à noite (13/12), no estádio Castelão, em Fortaleza. Izzo, que chegou ao Ceará apenas como o décimo do ranking mundial, superou os quatro primeiros colocados e sagrou-se campeão da etapa brasileira, que teve apoio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte). “Foi uma surpresa. Eu esperava chegar à final, treinei muito para isso, mas havia muitos pilotos excepcionais. Foi realmente uma surpresa ganhar hoje”, disse o francês no pódio.
 
Izzo já havia surpreendido a todos no início da noite, com o primeiro lugar na etapa de qualificação. A diferença entre ele e o campeão mundial, Remi Bizouard, foi de apenas cinco pontos nessa disputa inicial. Depois, já na fase final, Bizouard e o vice-campeão, Libor Podmol fizeram apresentações surpreendentes, que mereceram “olas” e gritos de vitória da parte do público. Mas ao entrar no circuito, Brice Izzo mostrou que a disputa ainda não havia acabado. Ele fez o último e mais eletrizante percurso da noite, recheado de saltos mortais e manobras complexas, que lhe renderam uma vitória de 340 pontos, contra 330 de Bizouard.
 
Entre os brasileiros, o destaque da noite foi Octávio Mello, o “Tatá 7”. Ele igualou o melhor resultado do país em etapas do Mundial, e terminou a noite em 8º lugar. Além disso, Tatá estabeleceu o recorde nacional na modalidade Highest Jump, que consiste no desafio de saltar mais alto com a moto, por sobre uma barra. O brasileiro saltou inéditos 8,5m e se beneficiou do empate técnico entre o alemão Lukas Weiss e o belga Gilles Dejong, que saltaram 10m, para terminar em segundo lugar na disputa. “Eu nunca tinha pulado sobre essa barra, foi uma experiência incrível, e eu estou muito feliz!”, comemorou Tatá.
 
Este é o segundo ano consecutivo em que Fortaleza sedia a grande final do mundial de MotoCross Freestyle (FMX), um dos mais populares eventos de esportes radicais do mundo, com patrocínio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte). 
 
Resultado do Suzuki Night of the Jumps 2008 – Etapa Brasileira
 
Freestyle (Modalidade Principal)
1) Brice Izzo – França
2) Remi Bizouard – França
3) Libor Podmol – República Tcheca
4) Massimo Bianconcini – Itália
5) Gilles Dejong – Bélgica
6) Lukas Weis – Alemanha
7) Fabian Bauersachs – Alemanha
8) Tatá Mello 7 – Brasil
9) Frederick Johansson – Suécia
10) Marcelo Simões – Brasil
11) Fred Kyrillos – Brasil