Feito inédito do Ceará: Emília Soares, judoca de 12 anos, é campeã Pan-Americana no México

15 de dezembro de 2008 - 12:18

A judoca cearense Emília Cristina Soares Lopes se sagrou campeã pan-americana na Cidade do México em competição realizada entre os dias 7 e 10 de Dezembro. A atleta de 12 anos ganhou o ouro na categoria até 38 quilos.

Depois de vencer o Campeonato Cearense de Judô e em seguida ser campeã brasileira na categoria até 38 quilos, Emília garantiu a vaga para o I Campeonato Continental Sub-13 e Sub-15, além de conseguir as passagens de ida e volta para o México, local de disputa do torneio, totalmente custeadas pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte). “Ela teve que perder peso, sofreu, teve muito frio, de até 6 graus, tudo para ir lá e ser campeã”, disse Macleide Soares, mãe da atleta.

O orgulho da mãe repousa no fato de a filha ser uma menina estudiosa e esforçada, que luta por tudo que quer. Isso acaba transparecendo nos títulos conseguidos no judô. Emília já conquistou campeonatos cearenses, brasileiros, sul-americanos e, agora se tornou a primeira cearense campeã continental de judô, representando com orgulho o Estado do Ceará. “Ela é caladinha, quietinha, mas é uma guerreira”, completa a mãe.