Karateca soma mais 2 ouros no Brasileiro e garante vaga no Mundial

9 de dezembro de 2008 - 00:02

Ossian Leite é bolsista de Alto Rendimento da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte).

O experiente Ossian Leite, 48, acumulou mais duas conquistas de ouro no 13º Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos, em Jaraguá do Sul (PR). Com as duas conquistas no kata e kumite, o bicampeão mundial 2005-2007 garantiu passaporte para o Mundial, na Ucrânia, em junho de 2009, na luta pelo tricampeonato.

A Arena Jaraguá, distribuída em 15 áreas, abrigou as lutas de 1.676 atletas nas disputas individuais e 158 equipes, de 24 estados federados. O recordista cearense na categoria chegou à competição com a bolsa atleta da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) destinada a esportistas de alto rendimento. ‘Poucos atletas no País tem esse tipo de apoio’, diz.

No próximo ano, o Brasileiro da modalidade ocorrerá em João Pessoa (PB). ‘As medalhas são muitas, mas é sempre bom vencer após tantos anos de karatê’, afirma.

No currículo, mais de 30 anos dedicados ao esporte, hoje também dividido com a presidência da Federação Cearense de Karatê Interestilos. ‘Dediquei a minha vida toda ao karatê’, relata. Tanta decidação busca ainda trazer para Fortaleza em 2010 o Campeonato Mundial de Karatê Interestilos Infantil e Juniores.

De acordo com Ossian Leite, as negociações estão bem avançadas para a Capital cearense sediar a competição para mais de 1.500 competidores de, pelo menos, 50 países.