Roberto Lopes volta a jogar com Franco em adeus às praias

8 de dezembro de 2008 - 23:15

Roberto Lopes e Franco foram parceiros durante 15 anos, conquistaram inúmeros títulos e desfizeram a dupla em 2006. No dia 8 de dezembro de 2008, a parceria Franco/Roberto Lopes voltou à arena montada nas areias da Praia de Iracema para disputar a penúltima etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia.

A dupla Franco/Roberto Lopes é pentacampeã da etapa do Circuito BB em Fortaleza com títulos em 1991/92/95/99 e 2001. “Nossa dupla estreou no vôlei de praia em 1990, quando ficamos em terceiro lugar no Mundial realizado no Rio de Janeiro”, diz Lopes. “E nesses 15 anos, eu e o Franco conseguimos importantes resultados e marcas históricas. Por exemplo, fomos a primeira dupla brasileira a vencer uma parceria norte-americana, Briceno/Williams”, lembra Roberto.

Juntos eles participaram da Olimpíada de Atlanta/EUA, foram bronze no Pan-Americano de Winnipeg, no Canadá, bicampeões do Circuito Mundial e bi do Circuito Brasileiro. “Só tenho a agradecer a todos pela festa maravilhosa que fizeram para mim nos últimos dias. E aos jogadores, técnicos e todos envolvidos com o vôlei de praia brasileiro por fazerem dele o mais forte do mundo. Todos vocês contribuíram para que a minha carreira fosse o motivo de orgulho que ela é para mim hoje”, conta.

Roberto é o segundo jogador com maior número de títulos em etapas do Circuito BB: 40, perdendo só para Franco, que venceu 44 vezes. No Circuito Mundial, Lopes tem 15 medalhas de ouro. E até o ano passado, o atleta que se despediu das areias no dia 8 de dezembro de 2008 somava 998 vitórias em 20 anos de carreira.

Hoje, Roberto Lopes trabalha na Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) e traça projetos na área. Dentre as ações, está a instalação de um centro de treinamento de vôlei de praia no Parque do Cocó como núcleo do Programa Segundo Tempo. No local, serão desenvolvidas as novas promessas cearenses na modalidade. Entre alguns atletas, Roberto Lopes treina Magalhães, 21, o atual campeão da etapa cearense do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia.