Sub-20: Choró e Ocara são campeões regionais e garantem vaga na final em Fortaleza

4 de dezembro de 2008 - 15:52

A região Sertão Central definiu na noite da última sexta-feira (21) o time campeão que garantiu vaga na grande final do Campeonato Cearense de Futebol Sub 20, de 26 a 28 de dezembro, em Fortaleza. Choró e São Bernardo, no estádio Abilhão, fizeram um belo jogo e decidiram o título nos pênaltis. Após o empate em 2×2 nos 90 minutos, a Seleção de Choró venceu por 5×4.

No último domingo (23), no estádio Presidente Vargas, Ocara venceu Baturité por 4×3, garantiu o título da Região do Maciço de Baturité e conquistou a segunda vaga na final da competição na Capital cearense.

A Copa Sub-20, como é mais conhecida em todo o Estado, prosseguiu nas outras regiões. Na Zona Norte, foram realizados dois jogos semifinais – Nova Esperança (Sobral) venceu Camocim por 5×1 e Massapê ganhou de 5×0 de Alcântaras. Na Região Metropolitana (semifinal), o Aquiraz empatou com o Santista por 1×1 e Horizonte venceu o Itabaiana por 1×0.

EX-CRAQUES DO FUTEBOL DE VOLTA AOS GRAMADOS A competição, que tem apoio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), além de revelar atletas para o futebol, tem empregado temporariamente ex-ídolos do Ceará Sporting Club e do Fortaleza Esporte e Clube, como Marquinhos Capivara, e técnicos que já passaram pela 1ª Divisão do Estadual, tais como Salvador Barbosa.

Raimundo Alves, ex-jogador do Ceará, é um exemplo. Na cidade de Itarema, região de Acaraú, Alves desenvolve escolinhas de futebol, contribuindo para o desenvolvimento de jovens de 10 a 20 anos. “Nosso trabalho terá efeito na vida desses garotos”, disse Alves. Ainda na Região de Acaraú, outros treinadores também desenvolvem belos projetos. Zé Neto, em Morrinhos, e Paulo André, em Marco, são responsáveis por iniciativas similares. Marquinhos Capivara, em Cascavel, Roberto Carlos, em Horizonte, Josué Mendonça, em Uruburetama, e Everaldo Galo, em Beberibe, são apenas alguns dos projetos comandados por ex-jogadores profissionais e quem atuam no Campeonato Cearense de Futebol Sub 20. Em Fortaleza não poderia ser diferente. Salvador Barbosa, Marcos Gaúcho e Airton Mariola comandam projetos e clubes na Capital na disputa da competição.