Olimpíadas Escolares encerradas: Ceará classifica dois para Sul-Americano

4 de dezembro de 2008 - 15:52

315 atletas de 12 a 17 anos do Ceará participaram da edição nacional das Olimpíadas Escolares e conquistaram 25 medalhas, superando a marca de 14 medalhas do ano passado. Organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), as Olimpíadas Escolares envolveu mais de 5,5 mil promessas do esporte de 22 estados do País.

A competição, dividida nas categorias 12 a 14 anos (realizada em Poços de Caldas/MG) e 15 a 17 anos (em João Pessoa/PB), classificou ainda 59 atletas de 14 estados para formar a delegação brasileira na fase sul-americana que acontecerá no Uruguai de 1º a 5 de dezembro.

Do Ceará, duas revelações do atletismo irão representar o País. São elas: Rebeca Rafaela Santiago, de Russas, no salto em altura, e Daiane Rodrigues, nos 250m, ambas viajaram patrocinadas pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte). ‘Treino diariamente na Unifor e é bem puxado’, relata Daiane Rodrigues.

Das 25 medalhas, seis foram de ouro e distribuídas entre a judoca Danielle Karla Oliveira no Meio Médio (até 53Kg); a escola pública Professor Anísio Teixeira, de Messejana, no handebol feminino; o Railson Angelo, de Russas, no lançamento de disco; no tênis de mesa por equipes com Laís Andrade e Ana Camila Ribeiro; no voleibol feminino com o Colégio Farias Brito; e no basquete masculino com o Colégio Batista. Somaram ainda mais cinco medalhas de prata e 14 de bronze.

OLIMPÍADAS ESCOLARES DO CEARÁ – Até chegar aos finalistas para a edição nacional na Paraíba e em Minas Gerais, a Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) organizou nove fases regionais envolvendo mais de 25 mil alunos de todo o Estado, nas quais saíram os campeões por região. Dos mais de 25 mil, chegaram à grande final em Fortaleza 3.669 atletas. Após quatro dias de provas, a delegação do Ceará classificou 315 atletas, que viajaram com o patrocínio da Sesporte, para a edição nacional em Poços de Caldas e João Pessoa.