Natação do Ceará: irmãs comemoram o 1º lugar no Ranking e mais três ouros

4 de dezembro de 2008 - 15:52

A revelação na natação cearense Maria Renata Lacerda, 11, fechou à 20ª competição do ano com mais três conquistas de ouro no Troféu Kako Caminha de Natação, da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), realizado em Aracaju

Maria Renata, que hoje figura com uma das 50 bolsas de Alto Rendimento da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), chegou na posição mais elevada do pódio nos 100m livre, 50m borboleta e 100m borboleta. ‘Passei mal. Quando acabou a prova, eu não conseguia sair da piscina. Não sentia minhas pernas’, relata.

O Troféu Kako Caminha reuniu 400 atletas de 9 a 12 anos de 39 clubes. A competição, que acontece duas vezes por ano, faz parte do calendário oficial da CBDA e é a maior do Norte e Nordeste nas categorias Mirim e Petiz. No primeiro semestre, Maria Renata foi ouro nos 100m borboleta e 100m livre, no Maranhão. Hoje, a promessa do Estado nas piscinas segue lutando para manter o 1º lugar no Ranking Nacional Mirim e Petiz.

IRMÃS DA NATAÇÃO – Animada com os resultados, Maria Renata também comemora o desempenho da irmã mais velha Maria Raquel Lacerda, 16, nas maratonas aquáticas. ‘Hoje, ela é o 1º lugar do ranking cearense de maratonas aquáticas’, diz a mãe Tereza Lacerda.

Adepta das longas distâncias no mar, Maria Raquel, que está há pouco tempo no esporte, volta e meia se aventura nas piscinas. No Campeonato Norte/Nordeste, disputado em São Luís, Maria Renata, apesar de não ser especialista na prova, terminou em 3º lugar nos 400m livre. Com o Bolsa Esporte concedido à atleta, a expectativa é que a disputa cativa entre as irmãs por medalhas favoreça a permanência do nome do Estado do Ceará no lugar mais alto do pódio.