Nado Sincronizado: promessas cearenses conquistam três ouros no Brasileiro

4 de dezembro de 2008 - 15:52

Meninas do nado sincronizado do Ceará voltaram a dar show nas piscinas olímpicas do Brasil. Dessa vez, as belas Iara Lima, Gisele e Gabriele Sousa conquistaram três medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro Juvenil de Nado Sincronizado, disputado no último final de semana, em São Paulo.

O Estado chegou com 8 atletas e terminou a competição com o 4º lugar geral, superando clubes tradicionais da modalidade como Sport Club Corinthians Paulista e Fluminense Football Club. Brenda Ramos, 15, uma das atletas do Estado de nível A, alcançou o inédito 5º lugar em Conjunto com Nina Gruska, Frida Popp, Catarina Loureço, Mariene Uêda. ‘Ficamos atrás só de clubes como Tijuca(RJ), Paineiras/Morumbi(SP) e Flamengo(RJ)’, cita a técnica do grupo Jamile Barros. Participaram da competição as 113 melhores atletas, incluindo as integrantes da Seleção Brasileira Juvenil(13-15 anos) e Júnior (16-18).

Com maestria, Iara Lima, 13, foi ouro no Solo e em Figura, e as irmãs gêmeas Gisele e Gabriele Souza terminaram com o ouro no Dueto, além de conquistar a prata em Figura com Gisele e bronze, também em Figura, com Gabriele. ‘Elas agora são as melhores principiantes do País e estão garantidas no nível A na competição do ano que vem’, relata Jamile.

O trio é formado por atletas carentes atendidos pelo programa social Mão Amiga, da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte). Todas viajaram ainda com o patrocínio do Governo do Estado.

No final de setembro deste ano, as meninas chamaram a atenção até de Sonia Hercowitz, supervisora de Nado Sincronizado da CBDA – Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. Já que, no Campeonato Brasileiro de Categorias, conhecido como ‘Brasileirão’, em João Pessoa (PB), a delegação do Ceará com 11 atletas venceu tudo que disputou. Ao todo, foram 18 medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze.