Mais de 500 atletas devem participar do I Festival de Ginástica Rítmica

4 de dezembro de 2008 - 15:52

O evento das Vilas Olímpicas acontece no Ginásio Paulo Sarasate no próximo dia 6.

O projeto de extensão da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) e Universidade Federal do Ceará (UFC) organiza o I Festival de Ginástica Rítmica das Vilas Olímpicas do Ceará no próximo dia 6 de dezembro. O evento deve envolver mais de 500 ginastas de sete a 17 anos de todo o Estado. 'Só no Conjunto Ceará são 92 crianças. Além de divulgar as ações das Vilas, há o interesse em popularizar a modalidade', relata a coordenadora das Vilas Olímpicas, Maria de Fátima Garcia.

O evento, que acontece a partir das 16h no Ginásio Paulo Sarasate, tem o objetivo de motivar e aproximar instituições que possuem escolinhas de iniciação e treinamento em ginástica rítmica. Além das seis Vilas Olímpicas do Ceará, alunos de escolas públicas e organizações não-governamentais também participarão do evento.

Escolas e instituições particulares podem inscrever alunos que praticam a modalidade no festival, que terá apresentações para conjuntos, trios ou duplas e individuais nas seguintes categorias: baby-mirim (sete anos), mirim (oito anos), pré-infantil (nove a 10 anos), infantil (11 a 12 anos), juvenil (13 a 15 anos) e adulto (a partir de 16 anos).

Haverá apresentações em todos os aparelhos específicos da modalidade – bolas, corda, arco, fita e maças -, e com aparelhos alternativos, como pandeiros e véus, através de demonstrações e desenvolvimento de shows que apresentem os elementos característicos da modalidade: pivôs (giros), equilíbrio, saltos e flexibilidades.