Kungfu: delegação do Ceará retorna com 39 medalhas na bagagem

4 de dezembro de 2008 - 15:52

A delegação do Ceará desembarcou om 39 medalhas na bagagem do XIX Campeonato Brasileiro de Kungfu/Wushu, realizado em São José dos Pinhais (PR). 34 atletas viajaram com o patrocínio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) para disputar com mais de 800 atletas de 21 estados o principal campeonato da modalidade no Brasil.

‘O Ceará, que chegou com a maior comitiva do Norte/Nordeste, deixou São José dos Pinhais com 9 medalhas de ouro, 17 de prata e 13 de bronze’, avisa Marcelino Mendes, presidente da Federação Cearense de Kungfu Wushu.

Só Josineide Julião conquistou oito (2 ouro, 3 prata e 3 bronze), fixando-se como um dos principais nomes da história do kungufu no Estado. Hoje, a atleta está garantida no seleto time feminino brasileiro no Mundial de Kungfu Tradicional na China.

Tanta dedicação já rende reconhecimento do Governo do Estado ao figurar-se como uma das 50 bolsistas de Alto Rendimento da Sesporte. Entre os já incontáveis títulos, destaque para um dos mais recentes: o sul-americano em Armas Duplas. ‘Todos os outros atletas também se destacaram e obtiveram bons resultados. O mais importante é que ninguém se machucou’, finaliza.

A cada ano, novos componentes se incorporam ao grupo no Estado com chances reais de pódio, demonstrando que há uma formação contínua de novos atletas. Por essa razão, o Estado ter chegado ao Paraná com representantes em categorias infantil e infanto-juvenil. Um dos sinais dos avanços da modalidade está na conquista de três das quatro vagas do Brasil ao Mundial Juniores. Tiago Freitas, 18 (70Kg juvenil) Anderson Feitosa, 17 (52Kg juvenil), e Fábio Cruz, 18 (75Kg juvenil), carimbaram o passaporte para o Mundial. ‘Há muito o que se comemorar’, cita Marcelino Mendes. Afinal, três dos 4 representantes da seleção brasileira que vai à Indonésia são cearenses.