Fortaleza no Pentatlo Federal para revelar talentos no atletismo

4 de dezembro de 2008 - 15:52

No fim de semana, oestádio de atletismo da Universidade de Fortaleza recebeu 342 criançase adolescentes (224 no masculino e 118 no feminino), para mais umaetapa do programa Pentatlo Federal – Atletismo Escolar, que a CBAtrealiza em convênio com o Ministério do Esporte e a Caixa EconômicaFederal.

O objetivo do programa élevar a prática do atletismo nas escolas do País. Vale ressaltar que adisputa ocorre sempre em três categorias de idade, tanto no masculinocomo no feminino: 13, 14 e 15 anos. No masculino, o destaque foiAlfonso Silva Costa, da Escola Juvenal de Carvalho, de Cascavel, quechegou a um total de 40 pontos, conquistando a maior pontuação doBrasil até agora. Entre as mulheres, Lorayana Lima, da Escola DomLustosa, foi quem obteve a maior pontuação: 31 pontos.

O destaque feminino,Lorayna Lima, é atual campeã cearense das Olimpíadas Escolares emedalhista de bronze nos 250m na edição nacional, disputada em Poços deCaldas (MG).

Fortaleza é uma das dezcapitais incluídas no programa Pentatlo Federal/Atletismo Escolar. Oprojeto é uma continuidade do Programa Descoberta do Talento Esportivo,do Ministério do Esporte, que pretende descobrir jovens talentos emassificar a modalidade do atletismo no País.

No domingo, jovens dasvilas olímpicas administradas pela Secretaria do Esporte do Estado(Sesporte) participaram do Pentatlo. Nas avaliações, participam decinco competições: 75 m, salto em distância, 1.000 metros, saltovertical e arremesso de Medice Ball.