Cearense se consagra com 10 medalhas no Mundial e no Brasileiro de Kungfu

4 de dezembro de 2008 - 15:52

Nada mais é páreo para Josineide da Silva Julião, uma das 50 atletas beneficiadas pela Bolsa Atleta de Alto Rendimento da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte). Uma das principais atletas do kungfu wushu no Brasil é cearense, moradora do bairro José Bonifácio e professora. Aos 27 anos, Josineide Julião retorna com 10 medalhas do Campeonato Mundial Tradicional, realizado em Shiyan, na China, e do Campeonato Brasileiro, disputado em São José dos Pinhais (PR). ‘Todas as modalidades que disputei, voltei com medalha’, ostenta.

Na China, os presentes de Natal foram conquistados com um mês de antecedência ao subir duas vezes ao pódio, entre as melhores do mundo, com bronzes nas categorias Armas Duplas e Mãos do Norte. No Paraná, a edição final do Brasileiro de Kungfu, alcançado o recorde de oito provas e oito medalhas: 2 ouros, justamente em Armas Duplas e Mãos do Norte, 3 medalhas de prata e mais 3 de bronze. ‘Até a última conta, já são mais de 135 medalhas, por aí…’, relata.

Com os dois bronzes no Mundial, Josineide Julião já está classificada para representar o Brasil no Sul-Americano de 2009, no Chile. Até o fim do ano, os treinamentos de duas horas diárias, com descanso apenas no domingo, seguem para a IX Copa Alexandre Nunes, no dia 7 de dezembro, em Fortaleza. Mais conquistas são os limites da atleta, que, nos momentos de folga, leciona em academias as duas modalidades do kungufu (a Sholin Norte e o Taichi Chuan).

TRÊS DOS QUATRO REPRESENTANTES DO BRASIL NO MUNDIAL JUNIORES SÃO CEARENSES – O Ceará domina também a delegação brasileira com três dos quatro atletas que irão disputar com mais 59 países o Campeonato Mundial de Kungfu Juniores, na Indonésia, de 7 a 15 de dezembro deste ano. ‘É o nosso recorde. Nunca o Ceará enviou um cearense sequer para uma competição internacional juniores’, declara Marcelino Mendes, presidente da Federação Cearense de Kungfu Wushu.

A nova realidade tem apoio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), que garantiu o patrocínio a Tiago Freitas, 18 (70Kg juvenil), Anderson Feitosa, 17 (52Kg juvenil) e Fábio Cruz, 18 (75Kg juvenil) no Pan-americano de Kungfu Wushu, em Campinas (SP). Na competição, cada um venceu os adversários da categoria referente e foi ouro, garantindo passaporte para o Mundial.