Ceará dá show no tênis de mesa e já acumula 22 medalhas nas Olimpíadas Escolares

4 de dezembro de 2008 - 15:52

A delegação do Ceará encerrou a 1ª fase da edição nacional das Olimpíadas Escolares, em João Pessoa (PB), com a conquista de mais sete medalhas. Laís Andrade e Ana Camila Ribeiro conquistaram o ouro por equipes no tênis de mesa e a prata em dupla. Além delas, Ingo Guedes e Edvelton Cordeiro termiram em 3º e comemoram o bronze por equipes também no tênis de mesa.

No atletismo, Railson Angelo da Cruz, de Russas, da escola pública estadual Governador Flávio Marcilho, foi ouro no lançamento de disco e bronze no arremesso de peso. A 6ª medalha é do judoca Santiago Régis Quirino, também bolsista de Alto Rendimento da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), com o bronze no Meio/Médio (até 73 Kg). Por último, o futsal feminino consagrou-se com o bronze, após perder a semifinal para o Rio de Janeiro por 4 a 3.

Laís Andrade e Ana Camila Ribeiro, no tênis de mesa, e Railson Angelo da Cruz, no atletismo, estão simultaneamente classificados a representar o Brasil na edição sul-americana da competição.

Em Poços de Caldas, de 12 a 14 anos, o Ceará conquistou 15 medalhas nas Olimpíadas Escolares. Com o desempenho já com seis medalhas, de 15 a 17 anos, o Estado já acumula 21 medalhas na competição.

2ª FASE – 62 atletas da delegação do Ceará, patrocinados pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), seguem na disputa da 2ª fase da edição nacional das Olimpíadas Escolares 2008, em João Pessoa (PB). Os representantes masculino e feminino do Estado no basquete, handebol, voleibol e xadrez chegaram à competição de olho em medalhas e na classificação para o Sul-Americano. Estão classificados os estudantes de 15 a 17 anos dos colégios Batista (basquete masculino); Imaculada Conceição (basquete feminino); CNEC, de Morada Nova (handebol masculino); Dom Quintino, de Fortaleza (handebol feminino); Batista (voleibol masculino); e Farias Brito (voleibol feminino).

Além deles, Alan Lopes Alcântara, da escola pública Pres. Ernesto Geisel, de Juazeiro do Norte, e Rebeca Barros Soares, do Colégio Farias Brito, são as forças cearenses no xadrez. As competições para as quatro últimas modalidades em João Pessoa seguem até domingo (16). ‘A competição fortalece o esporte educacional no Estado. Com certeza, as nossas promessas de 15 a 17 anos irão nos representar muito bem e deverão superar mais uma marca’, revela o secretário do Esporte, Ferruccio Feitosa.

OLIMPÍADAS ESCOLARES DO CEARÁ – Até chegar aos finalistas para a edição nacional na Paraíba e em Minas Gerais, a Sesporte organizou nove fases regionais envolvendo mais de 25 mil alunos de todo o Estado, nas quais saíram os campeões por região. Dos mais de 25 mil, chegaram à grande final 3.669 atletas. Após quatro dias de provas em julho, a delegação do Ceará foi definida com 315, sendo 155 atletas de 12 a 14 anos e 160 de 15 a 17 anos.