Brasileiro de Triathlon: atletas olímpicos estão confirmados na Praia do Cumbuco

4 de dezembro de 2008 - 15:52

Grandes feras do triathlon nacional estão confirmados na 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon de Longa Distância, que será disputada neste sábado (25), às 7 horas, na Barraca Hi-Life, na Praia do Cumbuco, em Caucaia (CE).

Conforme a diretora da Federação de Triathlon do Estado do Ceará (Fetriece), Tércia Figueiredo, estarão em ação os atletas da seleção brasileira Mariana Ohata e Reinaldo Colucci, que disputaram recentemente a prova de triathlon da Olimpíada de Pequim. “Teremos também Guilherme Manocchio, Antônio Marcos da Silva, tricampeão brasileiro de triathlon olímpico; Wesley Rebouças Mattos, do CNTT/Vila Velha e Hedla Lopes, primeira colocada da categoria 50 a 54 anos na primeira etapa do Brasileiro disputada em Meaípe”, disse.

Em setembro deste ano, Hedla Lopes, que é contemplada com uma das 50 bolsas de Alto Rendimento do Governo do Estado, chegou em 2º no Mundial de Triathlon na Holanda e agora retorna à Fortaleza com favoritismo para conquistar também a 2ª etapa do Brasileiro.

A competição, que tem o apoio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), envolverá 250 atletas feras da modalidade de 15 estados. ‘Ceará tem chances de pódio com Antônio Marcos (Elite), Thiago Mohanna (25-29 anos), Anderson Lira (30-34) e com Hedla Lopes (50-54)’, cita a presidente da Fetriece Fátima Figueiredo. Os cearenses Wesley Rebouças (Elite) e Roberto Brasil (Elite) correm por fora com boas chances de chegar entre os primeiros.

De acordo com Tércia Figueiredo, a prova (3km de natação, 80km de ciclismo e 20km corrida) terá características marcantes: a temperatura da água variará de 25 a 28 graus, o ciclismo terá vento forte e uma subida de 150 metros e a corrida trechos com subidas e retas médias e longas.

Na primeira etapa, realizada em Meaípe, em Guarapari (ES), em março último, venceu na categoria masculina de elite o cearense Antônio Marcos da Silva com 3h40min28s. Na categoria de elite feminino, chegou em 1º a goiana Ana Lídia Borba com 4h13min6s.