Bernadete chega em 7º e agora precisa pontuar na Volta da Pampulha e na São Silvestre

4 de dezembro de 2008 - 15:52

Apesar de machucada, a recordista cearense nas corridas de rua, Antônia Bernadete Lins da Silva, conquistou o 7º lugar na última etapa do Circuito Caixa de Corridas 2008, em Brasília, e agora subiu para 7º no Ranking Brasileiro nos 10.000m. Apesar da vitória de Sueli Pereira Silva, com o tempo de 34min20s, Conceição de Maria Carvalho de Oliveira, que ficou com a 2ª colocação na prova, segue líder com 278 pontos, 16 à frente de Zeferina Baldaia, que terminou em 6º lugar em Brasília.

Para se fixar entre a Elite nacional, a nativa de Ipu precisa chegar entre os cinco primeiros nas últimas três provas que somam pontos no ranking. No próximo dia 7, Bernadete disputa a Volta da Pampulha, em Minas Gerais, depois o Pan-Americano, no Rio de Janeiro, e por último a Corrida São Silvestre, no dia 31 de dezembro, em São Paulo. ‘A colocação só sai mesmo no último dia do ano’, relata Bernadete, que viaja com o patrocínio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte).

Correndo pela 1ª vez no Circuito Caixa, Bernadete surpreende atletas mais experientes como Marizete Moreira dos Santos e Zeferina Baldaia ao figurar entre os oito primeiros lugares do ranking. De acordo com Antônia Bernadete, competir em todas as provas do circuito só está sendo possível graças aos recursos da Bolsa Atleta de Alto Rendimento da Sesporte, de nível internacional, e o patrocínio da Centiser.

OURO NO PANAMÁ

Convocada pela CBat – Confederação Brasileira de Atletismo, Bernadete conquistou ainda em novembro a última etapa do Circuito Sul-Americano, no Panamá, com o tempo de 36min40s. ‘Viajaram eu e mais outro atleta. Foi uma surpresa a convocação, imagina a vitória…’, revela.