16 promessas do Ceará chegam ao pódio no Brasileiro de Triathlon; irmãos garantem o ouro

4 de dezembro de 2008 - 15:52

Quatro jovens triatletas cearenses de alto rendimento se destacaram no Campeonato Brasileiro de Triathlon Infantil e Infanto-Juvenil, realizado na Praia de Pajuçara, em Maceió (AL). Do quarteto, dois irmãos, Elígio Brendo e Brenda Alice, 10 anos, superaram os limites e arrastaram o ouro. ‘Muito bom ganhar na maior competição do País’, comemora Elígio Brendo, 13.

No feminino, sete atletas chegaram ao pódio: Laura Maria Luz Silva, 8, com ouro; Nathyele Pereira Gomes, 10, prata; Aline Cristina Rabelo, 12, prata; Micaelly Coelho, 12, bronze; Geysa Maciel, 13, prata; Bianca Nascimento, 14, prata; Thais Mikele Lima, 15, prata.

Já no masculino, Francisco da Cruz Júnior, 15 (prata); Natanael Sales, 14 (prata); Breno Domingues, 13 (prata); Bruno Domingues, 12 (bronze); Jony Gabriel Ramos, 11 (prata); com destaque para Felipe Ramos, 11 (ouro) chegaram entre os primeiros. Ao todo, 16 das 41 medalhas entregues foram para o Ceará, segundo a Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri).

A largada teve uma hora de atraso e os primeiros atletas a competir foram os infantos de 14 e 15 anos. Fizeram 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida. Uma prova emocionante envolveu oito estados (Alagoas, Ceará, Pernambuco, Pará, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal) na disputa de várias categorias distribuídas nas faixas etárias de 8, 9, 10, 11, 12 e 13 anos competindo em distâncias menores que a infanto 14 e 15 anos. ‘Parabéns a todos. Ano que vem em Olinda (PE) a realização de mais um evento formatado para os futuros talentos do triathlon nacional’, afirmou Carlos Fróes, presidente da CBTri.

No ano passado, o Campeonato Brasileiro de Triathlon Infantil e Infanto-Juvenil revelou a cearense Sâmmia Dayse Alves Santiago. Hoje, aos 16 anos, a triatleta figura entre os 50 selecionados pelo Governo do Estado com a Bolsa Atleta de Alto Rendimento da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte). Este ano, no Rio de Janeiro, dentre títulos estaduais e norte-nordeste, foi a vez de conquistar o 1º lugar no Campeonato Brasileiro de Aquathlon.