Ceará volta com três medalhas nas modalidades individuais das Olimpíadas Escolares 2011

16 de setembro de 2011 - 15:18

A delegação cearense conquistou o ouro no xadrez e no lançamento do disco

A primeira etapa das Olimpíadas Escolares de 12 a 14 anos que estão sendo realizadas em João Pessoa, na Paraíba, terminou com um saldo de três medalhas para o Ceará.  Nas modalidades individuais (atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa e xadrez) a equipe cearense conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata.

No domingo (11), Lucas Cictor Maia, da cidade de Russas, teve uma performance digna de campeão no atletismo. O atleta liderou durante as disputas no lançamento do disco durante toda a competição e no final melhorou sua marca e venceu com o impressionante lançamento de 50.73 m.

No xadrez feminino, após três dias de equilibradas disputas, foi a vez de Vanessa Ketlyn, Rodrigues mostrar técnica e concentração para superar a campeã Pan-americana, Alynne Ribeiro e conquistar o ouro. A cearense de 12 anos vai defender o Brasil no Campeonato Mundial que acontecerá de 17 a 27 de novembro, em Caldas Novas (MG).

No salto em distância, Maria Neuma Silva esteve à frente por toda a etapa classificatória e já comemorava a conquista com a marca de 5.16 m, quando a matogrossense Tainá Souza, nos últimos minutos, saltou 5.20 m e ficou com o ouro. Neuma garantiu a prata e uma vaga no Sul-americano, no Chile, em dezembro.

Nas disputas do judô, por muito pouco o Ceará não conquista o bronze na categoria até 48 kg com o atleta Lucas Dantas, que deixou escapar a vitória faltando apenas dois segundos para o final da luta. Quem também teve um bom desempenho foi a atleta Júlia Nilton, na natação. Na semifinal dos 50m livres, Júlia cravou o tempo de 28s10 e por um centésimo não quebrou o recorde brasileiro da prova. No dia seguinte, na final, a atleta terminou em 4° lugar.

A partir de agora o Ceará luta por medalhas até o dia 18 de setembro nas modalidades coletivas (futsal, vôlei, handebol e basquete). A delegação que representará o estado já está em João Pessoa onde disputará as competições no masculino e no feminino.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte, com a direção técnica das Confederações Brasileiras Olímpicas e apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa e Governo do Estado da Paraíba.

Informações à imprensa:
Manuella Viana