Sesporte participa na ALECE da homenagem ao narrador Galvão Bueno

22 de agosto de 2025 - 14:44 # #

Nessa sexta-feira (22), representando o governador Elmano de Freitas, o secretário do Esporte do Ceará, Rogério Pinheiro, participou na Assembleia Legislativa da sessão solene que homenageou com o título de Cidadão Cearense, o comunicador Galvão Bueno.

A homenagem foi aprovada no ano passado, em projeto do então deputado estadual, Evandro Leitão (PT), atualmente, prefeito de Fortaleza. A sessão solene para a concessão do título atendeu a requerimento apresentado pelo deputado De Assis Diniz (PT).

Para o secretário Rogério Pinheiro, Galvão Bueno, sua voz virou a trilha sonora do esporte.”Hoje não só aplaudimos um ícone da comunicação, mas acolhemos um novo filho da nossa terra. Galvão sua voz tornou-se trilha sonora dos nosso maiores triunfos e esperança em nossos momentos mais desafiadores. Mas hoje, o reconhecimento vai além da sua voz lendária, ele se estende ao homem que, com a sua dedicação, profissionalismo e paixão, nos ensinou sobre a beleza do esporte”.

Disse ainda o secretário. “Somos um povo que, como você, não desiste da luta e se apaixona pelo que faz. A partir de hoje essa paixão engessa luz também são suas. Em nome do Governador Elmano de Freitas e do povo cearense, receba, Galvão Bruno, a nossa mais sincera homenagem e o nosso abraço fraterno. Seja muito bem-vindo, cidadão cearense”.

O narrador Galvão Bueno, agraciado com o Título de Cidadão Cearense, agradeceu a condecoração e falou da sua emoção.“Bem amigos de Fortaleza, amigos do Ceará, é pra mim um dia super especial, que toca fundo e forte no meu coração. Eu nesse momento me sinto quase incapaz de achar as palavras corretas. A minha ligação com o Ceará é de quase 30 anos. Eu oficialmente sou um comunicador, narrador esportivo, apresentador de programas, mas na verdade eu me sinto um vendedor de emoções. Sou cearense, obrigado a todos pela homenagem, estou emocionado e com extrema felicidade”.

Biografia

Galvão Bueno, nascido no dia 21 de julho de 1950, no Rio de Janeiro, o narrador conhecido como Galvão Bueno começou a vida de comunicador na década de 1970, na Rádio Gazeta e na TV Gazeta. Ao longo da extensa carreira, que perdura até os dias atuais, o profissional narrou diversos momentos marcantes do esporte brasileiro.
Galvão tem no currículo a narração de mais de 600 Grandes Prêmios de Fórmula 1, incluindo títulos de Nelson Piquet e Ayrton Senna; 13 participações em Copas do Mundo de Futebol, entre elas as de 1994 e 2002, que foram vencidas pelo Brasil, e dez edições dos Jogos Olímpicos.

Teve passagens por diversos veículos de comunicação do País, além da Gazeta. Atualmente atua na Band e Amazon Prime, via streaming. Também trabalhou na Rede Globo, onde marcou época e desenvolveu boa parte da história que possui na comunicação; na Record e na Rede OM (atual CNT).